> (Português) Cyberbullying: da consciencialização à prevenção CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Lina Morgado TEACHER: Ana Paula Afonso START: 2022-06-01 APPLICATIONS FROM: 2022-04-20 APPLICATIONS UNTIL: 2022-05-24 COST: (Português) 153€ ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- ———————————————————————————————- FRAMEWORK: (Português) O ciberbullying tornou-se rapidamente uma epidemia do século XXI e uma preocupação crescente para estudantes, pais, educadores e professores. No contexto emergente da pandemia por COVID-19, com o incremento do recurso às tecnologias online e à exposição de crianças e adolescentes nas redes sociais e mundo virtual, este fenómeno tornou-se ainda mais evidente. Este curso emerge de diagnósticos efetuados e das necessidades dos professores para lidarem/atuarem perante o fenómeno do ciberbullying e os seus efeitos sobre os jovens em idade escolar. Propõe-se criar dinâmicas para consciencializar sobre o impacto deste fenómeno em contextos educacionais, e identificar e aplicar estratégias de prevenção/intervenção do ciberbullying em casa e nas escolas. Com este curso, pretende-se dotar os professores de competências que os transformem na força motriz para prevenir o ciberbullying em contexto educativo. RECIPIENTS: (Português) É dirigida a profissionais: técnicos de educação; psicólogos; técnicos de serviço social; advogados; técnicos de saúde; pais e demais interessados. GOALS: (Português) O curso tem como meta sensibilizar para a problemática do Ciberbullying, através de conhecimentos teórico-práticos que permitam aos formandos identificar, prevenir e intervir face ao Ciberbullying em contexto educativo. – Compreender o conceito de ciberbullying. – Reconhecer os comportamentos associados. – Conhecer características de personalidade do bully e das suas vítimas; – Identificar causas, impactos e efeitos do fenómeno de ciberbullying; – Compreender a importância da prevenção. – Conhecer diferentes estratégias de intervenção. No final os formandos serão capazes de: – Distinguir entre comportamentos de bullying e de ciberbullying; – Refletir sobre o conceito de ciberbullying e o perfil do bully e da vítima no contexto atual; – Reconhecer sinais de alerta em idade escolar, que indiciem o envolvimento em comportamentos de ciberbullying; – Utilizar diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao ciberbullying; – Desenvolver projetos de prevenção e intervenção no ciberbullying. CONTENTS: (Português) 1. O Contexto Online, a Rede e o Ciberbullying 2. Ciberbullying – Compreender o Fenómeno 3. Jogos e as Redes Sociais e Ciberbullying 4. Como lidar com o Ciberbullying? 5. Realização e apresentação de projeto final sobre o tema BIBLIOGRAPHY: (Português) A bibliografia e os recursos online serão fornecidos aos formandos durante o curso. METHODOLOGY: Esta ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância e decorre totalmente online em ambiente de “classe virtual”, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta, bem como de outras plataformas e dispositivos digitais necessários para trabalhar a temática do curso. É neste contexto estruturado especificamente para este curso onde decorre a comunicação/interação entre os participantes e formadores, se realiza a partilha de conhecimento, de experiências, se realizam as aprendizagens significativas permitindo a criação de comunidades de aprendizagem. APPLICATION: Sign up for the course (here) LAST UPDATE: Tuesday March 22nd, 2022