> (Português) Educação a Distância e Digital CREDITS / ECTS: (Português) 4 DURATION: (Português) 104 horas COORDINATOR: Darlinda Moreira START: 2024-01-30 END: 2024-06-03 APPLICATIONS FROM: 2023-12-14 APPLICATIONS UNTIL: 2024-01-07 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A Educação a Distância e Digital (EaDD) e em rede tem vindo a afirmar-se na educação de adultos e, atualmente, encontra-se implantado a nível global (Conole, 2007; Edmundson, 2007; Gaebel, Kupriyanova, Morais & Colucci, 2014). Este crescimento foi fortalecido pelos desenvolvimentos tecnológicos das últimas décadas, que se refletiram de forma significativa nos ambientes de aprendizagem e viabilizaram a intensificação da comunicação e da interação entre os estudantes e os professores. As aprendizagens em ambientes virtuais beneficiam da colaboração, da flexibilidade espaciotemporal, da autonomia e da ubiquidade digital, fatores que contribuem para reforçar percursos educativos individualizados e centrados nos estudantes. Além disso, a necessidade de aumentar o acesso à educação a um maior número de indivíduos, de formar novos públicos e de fomentar a Aprendizagem ao Longo da Vida têm tornado incontornável a disseminação mundial da Educação a Distância. A Universidade Aberta, apresenta a Microcredencial em Educação a Distância e Digital, cujo objetivo principal é fomentar o desenvolvimento de competências pedagógicas para este regime de ensino. Esta proposta resulta da experiência adquirida através dos cursos de formação de formadores para a docência online, ministrados pela UAb ao longo da última década, para públicos diversos e adaptados às mudanças tecnológicas. Em oferta permanente, este curso constitui-se num importante recurso formativo para responder, atempadamente e com a qualidade desejada, às solicitações das instituições que nos procurem, desde já, para este fim. Visando conferir conhecimentos especializados no âmbito da formação para a docência digital, em que se incluem a conceção e avaliação de atividades para o processo de ensino-aprendizagem digital, a comunicação, a gestão do tempo e a organização de trajetos educativos, bem como a familiarização com as ferramentas tecnológicas e os modos de interagir online, este curso tem também o objetivo de integrar na prática de lecionação tanto a reflexão pedagógica como a investigação desenvolvida no âmbito da Educação a Distância, acrescentando às componentes de lecionação digital anteriormente referidas uma dimensão teórica-analítica, que constitui uma importante contextura para o futuro desempenho letivo do formador em regime de EaDD. Este programa será organizado em módulos de duração curta (de 1 a 2 ECTS – um a dois meses), temáticos, nos quais os formandos poderão desenvolver competências específicas necessárias para a sua prática pedagógica. A aquisição destas competências será comprovada com o reconhecimento através de uma microcredencial. A UAb apresenta um quadro de competências para o EaD sustentado no DigiCompEdu e no próprio modelo pedagógico virtual que serve como referencial base para suportar os contextos de formação. O DigiCompEdu, quadro de competências suportado e desenvolvido pela comissão europeia para os professores e formadores, encontra-se organizado nas seguintes dimensões: Ensino e Aprendizagem, Recursos Digitais, Avaliação e Capacitação dos Estudantes. RECIPIENTS: (Português) A formação destina-se, exclusivamente, a docentes do ensino superior, encaminhados pelas entidades parceiras da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, que necessitem adquirir conhecimentos e de desenvolver competências pedagógicas, a fim de lecionar no regime de Educação a Distância e Digital ou de desempenhar funções neste âmbito. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) • Idade mínima: 23 anos • Residência em Portugal, durante a frequência da formação • Ser docente do ensino superior e estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros GOALS: (Português) No contexto desta formação, considera-se muito importante que os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam encontrar respostas fundamentadas para os problemas que encontram na sua prática e que lhes confiram a possibilidade de avaliarem a eficácia de inovações, de forma a contribuírem para um ensino digital de sucesso. Assim, no final do curso o formando deverá ser capaz de: - Perspetivar e refletir sobre a prática pedagógica em contextos de EaDD; - Analisar processos de comunicação e interação em contextos educativos digitais; - Mobilizar estratégias pedagógicas relevantes, nomeadamente ao nível do desenho de atividades para os contextos educativos digitais; - Conceber, desenhar e desenvolver um projeto de curso/módulo/unidade curricular para a EaDD; - Desenhar e desenvolver e-atividades para ambientes de EaDD; - Selecionar recursos educativos adequados em função do contexto e da população alvo; - Selecionar instrumentos de avaliação digital em função da natureza e dos contextos pedagógicos. CONTENTS: (Português) M0 - Apresentação do curso e dos participantes; Ambientação ao trabalho na plataformAberta. M1 – Docência Digital em Rede: este tema tem como objetivo refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as dinâmicas comunicativas e interativas dos contextos educativos presenciais e de EaDD, bem como contactar com ferramentas tecnológicas que permitem diferentes tipos de comunicação e interação. Pretende--se, ainda, analisar diversas formas de apoio ao estudante online. M2 - E-atividades no desenho de cursos: este tema tem como objetivo analisar as diferentes dimensões a considerar para o desenho de e-atividades, bem como concretizar uma proposta de e-atividade incluindo as formas de avaliação digital. M3 – Projeto de UC em Ambiente Digital: este tema tem como objetivo principal refletir e debater sobre os requisitos a que um curso em EaDD deve obedecer e apresentar um projeto de um curso/módulo/unidade curricular. METHODOLOGY: O desenvolvimento dos módulos do programa EaDD realiza-se, integralmente, em regime de e-learning, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento). ASSESSMENT: (Português) A avaliação adotada é maioritariamente contínua, o que pressupõe o acompanhamento regular de cada um dos módulos de formação. Assim, a avaliação realiza-se com base na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. A avaliação pode ser realizada exclusivamente online, considerando o percurso do aluno, o seu desempenho e o seu empenhamento ao longo do curso. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Tuesday December 12th, 2023