> (Português) Educação e Transformação Digital CREDITS / ECTS: (Português) 2 DURATION: (Português) 52 horas TEACHER: António Moreira START: 2024-04-08 END: 2024-06-09 APPLICATIONS FROM: 2024-03-13 APPLICATIONS UNTIL: 2024-04-01 COST: (Português) 153€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A evolução das tecnologias digitais e de uma consciência de mundialização em rede têm provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional, bem como novos cenários de ensino e de aprendizagem. A adoção de ambientes virtuais no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma. Uma mudança que exige que se pense em desenvolver mais estruturas que respondam às necessidades da formação docente. Com efeito, a mudança de paradigma, para uma educação mais digital, exige uma política ativa de formação, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com tecnologias digitais. Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez e fluidez, é necessário desencadear, neste momento, processos formativos que permitam aos professores responder ao desafio lançado quer pelo Plano de Transição Digital do Ministério da Educação, quer pelo Plano de Educação Digital (2021-2027) da Comissão Europeia que colocam a tónica no desenvolvimento de um ecossistema de educação digital eficaz e no reforço das competências e aptidões digitais para a transformação digital. É, pois, neste contexto que esta ação encontra os seus fundamentos. RECIPIENTS: (Português) Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-112169/21 Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, releva para progressão em carreira na área cientifico-didática – no seguimento do despacho extraordinário - n.º 2053/2021 (Diário da República n.º 38/2021, Série II de 2021-02-24). ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Limite de vagas: 12, seriados por ordem de chegada. GOALS: (Português) - Discutir problemas atuais, desafios e cenários emergentes na área da Educação Digital; - Analisar temas relacionados com a transformação digital na Educação; - Estudar e analisar como é que a transformação digital pode potenciar e/ou criar práticas pedagógicas inovadoras e promover o desenvolvimento da Educação; - Promover o desenvolvimento de ambientes digitais de aprendizagem; - Identificar diferentes tecnologias e compreender o seu potencial no contexto de Educação Digital; - Potenciar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação na Educação Digital CONTENTS: (Português) 1. Transformação Digital na Educação; 2. Ecossistemas de Inovação na Educação; 3. Continuum da Educação Digital; 4. Tecnologias na Educação Digital; 5. Epistemologias, metodologias e práticas pedagógicas na Educação Digital; 6. Inovação pedagógica na Educação Digital. BIBLIOGRAPHY: (Português) • MOREIRA, J. António, HENRIQUES, Susana, BARROS, Daniela, GOULÃO, Fátima, & CAEIRO, Domingos (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning, n.º 10, Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-881-6 (ebook). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9988 DOI: https://doi.org/10.34627/rfg0-ps07 • MOREIRA, J. António, & HORTA, Maria João (2020). Educação e Ambientes Híbridos de Aprendizagem. Um Processo de Inovação Sustentada. Revista UFG. v.20: e66027, 1- 29. Disponível a partir de: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66027 (ISSN 2179-2925) DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66027 • MOREIRA, J. António, & SCHLEMMER, Eliane (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG. 20(26). Disponível a partir de: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438 (ISSN 2179-2925) DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438 • SCHLEMMER, Eliane, MORGADO, Leonel, & MOREIRA, J. António (2020). Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. Interfaces da Educação, Paranaíba, 11 (32), 764-790. Disponível a partir de: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4029 (ISSN 2177-7691) DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4029 • SCHLEMMER, Eliane & MOREIRA, J. António (2020). Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE. Revista Interações, 16 (55), 103-122. Disponível a partir de: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/21039 (ISSN 1646-2335) DOI: https://doi.org/10.25755/int.21039 METHODOLOGY: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. ASSESSMENT: (Português) Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). O formando deverá também construir um projeto de ação com aplicação dos conteúdos do curso. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Thursday March 14th, 2024