> (Português) Educação para a Sustentabilidade CREDITS / ECTS: 1,5 ECTS DURATION: 39 horas / 6 semanas TEACHER: Sandra Caeiro START: 2021-10-18 APPLICATIONS FROM: 2021-08-09 APPLICATIONS UNTIL: 2021-10-10 COST: 120€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: Recentemente, diferentes iniciativas têm ocorrido em Portugal a nível de Referenciais e Estratégias de Educação para a Sustentabilidade, nomeadamente: a Estratégia Nacional de Educação Ambiental (APA, 2016), o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (ME, 2017), o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (ME, 2016), a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (Resolução do Conselho de Ministros n.º 94/2018). Devido a estas iniciativas, torna-se urgente formar e fornecer aos formadores, em particular aos professores do ensino formal, ferramentas para que possam colocar em prática, na sua atividade profissiona,l a "Educação para o Desenvolvimento Sustentável". Com este objetivo, a Universidade Aberta criou o Curso de Educação para a Sustentabilidade. O Curso foi originalmente financiado pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência e cofinanciado por COMPET 2020, Fundo Coesão da União Europeia. RECIPIENTS: O público-alvo desta formação serão os - Professores do Ensino Básico e Secundário - Professores do Ensino Básico e Secundário dos grupos 110 e 230 (releva para a área científico-pedagógica) - Educadores de Infância. Registos de acreditação: CCPFC/ACC-103421/19; CCPFC/ACC-103420/19. ATTENDANCE CONDITIONS: - Ser titular do grau de licenciatura ou equivalente legal. - Ser professor do Ensino Básico e Secundário. O curso é limitado a 30 participantes. GOALS: São objetivos desta formação: - apresentar os principais conceitos associados ao desenvolvimento sustentável e educação para o desenvolvimento sustentável e as recomendações e estratégias internacionais e nacionais na área; - caraterizar as principais práticas de educação para a sustentabilidade e as principais diretrizes para desenvolver um projeto de educação para a sustentabilidade. CONTENTS: O curso integra os seguintes módulos: 1. Conceitos de "desenvolvimento sustentável", "sustentabilidade" e "educação para a sustentabilidade" (ES) e Políticas, Programas e Estratégias associadas (1ª e 2ª semana) (12 h) 2. Práticas de aplicação da "educação para a sustentabilidade" (3ª e 4ª semana) (12 h) 3. Implementação de projetos de "educação para a sustentabilidade" (5ª e 6ª semana) (13 h) 4. Módulo de avaliação final (2 horas). BIBLIOGRAPHY: Annan-Diab, F., Molinari, C. (2017). Interdisciplinarity: Practical approach to advancing education for sustainability and for the Sustainable Development Goals. The International Journal of Management Education 15, 73 – 83. APA (2016). Caminho para uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Agência Portuguesa do Ambiente. CARAPETO, C. (Coord.); LOURO, F. A. e CAEIRO, S. (1999). Educação Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa. Cap. 2. 62 - 91 pp. Comissão Nacional UNESCO (2006). Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO 2005 – 2014 – contributos para a sua dinamização em Portugal. Lisboa. Grupo de Trabalho da Comissão da Nacional UNESCO. Freitas, M. (2006). Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável? Uma Análise Centrada Na Realidade Portuguesa. Revista Iberoamericana De Educación. 41, 133-147. IPAD (2010). Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento . Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD). Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/estrategia_nacional_educao_desenvolvimento.pdf. ME (2016). Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Direção Geral da Educação, Instituto Camões e o CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e a Fundação Gonçalo da Silveira. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/educacao_desenvolvimento/Documentos/referencial_de_educacao_para_o_desenvolvimento.pdf. Acedido em 6/7/17. ME (2017). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Ministério da Educação. Direção Geral da Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ECidadania/Educacao_Ambiental/documentos/reas_consulta_publica.pdf. Acedido em 6/7/2017. ME/PCM (2006). Fórum Educação para a Cidadania. Ministério da Educação/Presidência de Conselho de Ministros http://www.igualdade.gov.pt/images/stories/mdn/documentos/forumeducacaocidadania.pdf. Acedido em 6/7/17. Resolução do Conselho de Ministros n.º 94/2018. Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022. Simão, J. (2017) Desenvolvimento Sustentável: conceitos. Recurso pedagógico. Universidade Aberta. Soromenho-Marques, V. (2005). Política Internacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Balanço e Perspectivas. Metamorfoses. Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável, Mem Martins, Publicações Europa-América, 2005, pp. 37-62. UNESCO (2012b) Shaping the Education of Tomorrow 2012. Report on the UN Decade of Education for Sustainable Development, Abridged. DESD Monitoring and Evaluation. ISBN 978-92-3-001076-8. UNESCO (2012) Education for Sustainable Development. Source Book. UNESCO. ISBN 978-92-3-001063-8. UNESCO (2017). Education for Sustainable Development Goals. Learning Objetives. Education 2030. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. France. ISBN 978-92-3-100209-0. METHODOLOGY: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning em uso na UAb (Moodle). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. A forma de trabalho utilizada neste curso compreende: 1 - A leitura individual e a reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos, 2 - A partilha da reflexão e do estudo entre os formandos, 3 - O esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores 4 - A realização das atividades propostas. A leitura e a reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem. Sem a leitura e a reflexão individual, o formando ficaria muito limitado na sua participação nos fóruns previstos, assim como também dificilmente poderá realizar com sucesso as atividades programadas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para a formação contínua. ASSESSMENT: Espera-se que durante o curso o formando participe, ativamente, nos fóruns de discussão que serão disponibilizados, que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades) e que elabore um trabalho final. O formando irá construindo um portefólio digital sobre o qual incidirá a avaliação. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. A avaliação expressa-se de acordo com a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado para a formação contínua de professores. APPLICATION: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Monday August 2nd, 2021