> (Português) Empreendedorismo e Negócios CREDITS / ECTS: 4 DURATION: 104 horas COORDINATOR: Manuel Mouta Lopes TEACHER: Manuel Mouta Lopes START: 2020-10-19 APPLICATIONS FROM: 2020-08-05 APPLICATIONS UNTIL: 2020-10-12 COST: 250€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: O Curso de Empreendedorismo e Negócios aborda temas no âmbito da criação e gestão de pequenos negócios, possibilitando a quem deseje abrir um novo negócio ou mesmo, a quem já possua um negócio, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, através da interação com o mercado, finanças e empreendedorismo. Este curso pretende assim incentivar e contribuir para a criação de novos negócios viáveis e ainda promover a sustentabilidade de negócios existentes. Enquadrado com as preocupações da gestão e criação de novos negócios, este Curso adota uma abordagem interdisciplinar que se pretende prática e aplicada, permitindo providenciar noções gerais e introdutórias sobre a gestão de negócios. Este curso pretende oferecer um conjunto de ferramentas a todos os que pretendem criar o seu próprio negócio, melhorar a sua gestão ou promover o seu crescimento, particularmente no caso das micro e pequenas empresas, e ainda para todos quantos pretendam adquirir conhecimentos sobre estes assuntos. O curso inclui-se na vertente de Aprendizagem ao Longo da Vida, e pretende que os seus destinatários adquiram e/ou melhorem as suas competências e conhecimentos, permitindo a aquisição e/ou atualização de conhecimentos associados ao empreendedorismo enquadrando os conceitos teóricos na sua aplicação prática e visando: Melhorias no desempenho individual e das organizações; Desenvolvimento de competências associadas à comunicação e elaboração de relatórios; Possibilidade de aprendizagem ao longo da vida, partilha de conhecimentos e criação de redes de contactos com ecossistemas empreendedores; Domínio de ferramentas de gestão, e, em simultâneo, melhoria de competências na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. O curso será ministrado em regime online, sendo o formando integrado numa comunidade de aprendizagem, dispondo de acesso permanente a textos e atividades, à troca de experiências e debates com os seus pares, sendo ainda assegurado apoio, orientação e tutoria on-line por parte de docentes qualificados. RECIPIENTS: São destinatários do Curso de Empreendedorismo e Negócios todos os interessados em criar uma empresa ou em adquirir conhecimentos que possibilitem promover a sustentabilidade de um negócio já existente; a dirigentes de organizações sem fins lucrativos que se pretendam familiarizar com estes assuntos; e, ainda, a desempregados que pretendam tornar-se empreendedores. O curso deverá ter um mínimo de 20 participantes. ATTENDANCE CONDITIONS: Consideram-se importantes fatores de frequência no âmbito deste curso a motivação para o estudo destas temáticas; o interesse em desenvolver uma aprendizagem em grupo com disponibilidade para interagir com os formadores na colocação de questões ou dúvidas sobre as matérias; e a disponibilidade de tempo para estudarem os conteúdos, elaborarem todas as atividades sugeridas, as autoavaliações propostas. Cumulativamente, os formandos devem possuir: • Experiência profissional considerada relevante; • Conhecimentos e prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows; • Conta de correio eletrónico ativa e alguma prática na sua utilização; • Facilidade na leitura, compreensão e interpretação de textos em língua portuguesa; • Disponibilidade para participação semanal nos fóruns de discussão, e realização de autoestudo dos conteúdos disponibilizados online. GOALS: Objetivos gerais: • Adquirir conhecimentos que permitam criar um novo negócio ou viabilizar um negócio existente; • Desenvolvimento de uma atitude proactiva na utilização de TIC e contacto com ecossistemas empreendedores. Objetivos específicos: • Entender o empreendedorismo nas suas várias vertentes e o seu papel no desenvolvimento económico e social; • Identificar e avaliar oportunidades de negócio; • Saber traduzir uma ideia num negócio sustentável mediante a aplicação de conceitos basilares de gestão e de instrumentos de análise adequados; • Utilizar instrumentos que permitam converter uma ideia em um conceito de negócio: nomeadamente através da utilização das ferramentas: “Business Model Canvas” e Plano de Negócios; • Compreender o processo empreendedor; • Reconhecer os meios de alavancagem do negócio e as fontes de financiamento; • Preparar um plano de negócios abrangente; • Identificar possibilidades de financiamento; • Reconhecer estratégias que viabilizam o crescimento de um negócio. CONTENTS: Este curso desenvolve-se ao longo de cerca de 12 semanas de formação, abrangendo 2 unidades de formação (Unidades Curriculares), antecedido de um módulo de ambientação ao contexto de e-learning. Unidade Curricular 1. Empreendedorismo: Identificação e avaliação da oportunidade (1,5 ECTS) Desenvolver e aprofundar as temáticas a seguir identificadas: • Termos e definições subjacentes ao empreendedorismo e perfil empreendedor; • Identificar oportunidades; • Avaliar oportunidades. Enquadradas nos seguintes módulos/temas: Módulo 1: Empreendedorismo Módulo 2: Perfil de empreendedor Módulo 3: Identificar oportunidades de negócio Módulo 4: Avaliar uma oportunidade de negócio Unidade Curricular 2. Análise do mercado: da ideia ao negócio (2,5 ECTS) Desenvolver e aprofundar as temáticas a seguir identificadas: • Definição de Mercado • Análise dos clientes • Análise dos concorrentes • Marketing • Legislação e ambiente macroeconómico • Recursos e oportunidades de financiamento • Modelos de negócio: Canvas e Plano de Negócios Enquadradas nos seguintes módulos/temas: Módulo 1: Legislação e ambiente macroeconómico Módulo 2: Análise de Mercado Módulo 3: Marketing Módulo 4: Canvas e Tópicos de Plano de Negócios Módulo 5: Recursos e Oportunidades de Financiamento METHODOLOGY: O presente curso é lecionado em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. ASSESSMENT: As unidades curriculares do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final do estudante o resultado do trabalho desenvolvido, de forma assíncrona (nomeadamente, a participação em fóruns e/ou a realização de atividades de caráter diverso). O curso obriga à elaboração de um trabalho final de projeto. Ao trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Empreendedorismo: Identificação e avaliação da oportunidade e Análise de mercado: Da ideia ao negócio será atribuído 50% da classificação final (10 valores), cabendo ao trabalho final de projeto os restantes 50% (10 valores). A obtenção do Certificado de Formação implica a aprovação nas Unidades Curriculares e no trabalho final de projeto que integram o Curso. LAST UPDATE: Monday August 3rd, 2020