> (Português) Empreendedorismo para as Artes Criativas CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COST: (Português) 153€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) Para os estudantes e profissionais da áreas das artes, raras vezes existe uma formação sobre empreendedorismo que seja adequada, quer aos seus perfis, quer às áreas em que irão desenvolver as suas atividades. As Indústrias Culturais e Criativas Europeias (ICC) oferecem potencial real como contributo à estratégia Europa 2020, já que as ICCs são caracterizadas por empresas altamente inovadoras, com grande potencial económico, constituindo um sector de elevado dinamismo na UE. Apesar das oportunidades de trabalho, os estudantes e graduados do sector das ICC, na maior parte dos casos, não recebem formação em empreendedorismo. Este programa tem como objetivo providenciar a formação introdutória e as competências básicas necessárias para um maior entrosamento com o empreendedorismo. RECIPIENTS: (Português) Profissionais das artes, graduados de cursos de artes criativas, sem conhecimentos de gestão e/ou empreendedorismo, e com apetência pela criação de negócios próprios. GOALS: (Português) Dotar os participantes com os conhecimentos essenciais sobre pontos relevantes para os modelos de negócio nas artes criativas - orientados a produtos, serviços ou eventos - através da exploração criativa de ideias de negócio sobre uma metodologia original de Dinâmica de Sistemas com recurso a ferramentas visuais. Com este programa pretende-se que os estudantes adquiram formas de pensar inovadoras e competências colaborativas necessárias para encarar a criação novos tipos de PMEs de forma séria e informada, operando no ecossistema complexo e acelerado das ICCs, onde o networking e a experimentação são essenciais. CONTENTS: (Português) Este programa desenvolve-se em 6 tópicos, onde são combinados temas de empreendedorismo nas artes com a Dinâmica de Sistemas (Business model canvas, rich pictures, mapas conceptuais, mapas de sistemas, mapas de associação e diagramas de influência). Inclui um conjunto de atividades que se baseiam em estudos de caso, também disponibilizados, e que utilizam diferentes tipos de recursos (apresentações Power Point, imagens, documentos de texto, ficheiros PDF). Os conteúdos de cada tópico são os seguintes: 1. Introdução ao empreendedorismo no mercado da arte. 2. Introdução à economia da experiência e a sua relação com negócios de arte. 3. Introdução à economia da atenção. 4. Como realizar uma pesquisa de mercado, identificar concorrentes e oportunidades. 5. Estratégias de financiamento (programas de financiamento, patrocínio, subsídios, crowdfunding e financiamento privado). 6. Elaboração do projeto final: criar todos os elementos, desde o BMC ao diagrama de influência. SKILLS: (Português) Pretende-se com este programa desenvolver os seguintes conhecimentos/competências: • Compreender alguns modelos de negócio e a sua relação direta com a área artística em que se desenvolvem, bem como as variáveis mais relevantes para a sua compreensão, definição e avaliação; • Estudar, interpretar e aplicar a Dinâmica de Sistemas num conjunto sequencial de etapas, com vista à criação de um modelo de negócio, que apesar de embrionário, evidenciará um bom conhecimento das variáveis mais relevantes para o seu sucesso; • Criar um modelo de negócio sobre artes criativas, adequado aos objetivos individuais de cada formando. METHODOLOGY: O curso é lecionado em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. Serão ministradas pontualmente sessões colibri que irão permitir, através de casos práticos, a consolidação dos conhecimentos por parte dos formandos O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. ASSESSMENT: (Português) Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente na discussão das atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. No final do curso, a classificação de 0 a 20 valores levará em consideração a avaliação contínua (qualidade das participações nos debates e trabalhos desenvolvidos), e a classificação do projeto final. LAST UPDATE: Wednesday June 8th, 2022