> (Português) ESTRATÉGIA DIGITAL E MARKETING DE PERFORMANCE CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26 horas COORDINATOR: José Henrique Pereira São Mamede, Filipa Calhôa TEACHER: João Freitas START: 2024-09-24 END: 2024-10-28 APPLICATIONS FROM: 2024-06-21 APPLICATIONS UNTIL: 2024-08-13 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A presente Microcredencial, Estratégia Digital e Marketing de Performance, dirigida a profissionais do setor do turismo e público em geral, destina-se a capacitar e desenvolver uma melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, nomeadamente, competências essenciais de literacia digital e competências mais avançadas de marketing digital, que potenciem uma eficaz transformação digital, geradora de valor para os negócios e para as pessoas. Esta Microcredencial ajudá-lo-á a adotar conhecimentos e competências para a edição digital de vídeos, através do uso de ferramentas gratuitas de edição e conhecimentos e competências vocacionados para a promoção de uma cultura de boas práticas online, através da utilização de ferramentas de planeamento e de gestão que permitam aos participantes definir alternativas estratégicas para o seu negócio turístico. Encontrará no decurso desta Microcredencial, oportunidades para otimizar o seu trabalho otimizar a sua presença em motores de pesquisa na componente orgânica (SEO) e paga (SEM), nomeadamente Google, melhorar e aprofundar técnicas de web design e e-commerce aplicado ao turismo, adquirir conhecimentos sobre as principais métricas de análise de performance de Marketing Digital (KPIs) e, ainda, criar e planear a sua estratégia de gestão de redes sociais na perspectiva da sua empresa. Embora, esteja vocacionada para o setor do Turismo, existem conhecimentos gerais que são transversais aos vários setores. RECIPIENTS: (Português) Dirigida a profissionais do setor do Turismo e público em geral. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. Nota: Para o efeito, se for o caso, selecionar na entidade empregadora, a opção “Associado do Turismo de Portugal” ou "Associado da ANAFRE" ou a opção “Polícia de Segurança Pública”. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Maiores de 23 anos, residentes em Portugal. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1º Ter submetido candidatura completa 2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelo nosso parceiro 3º Ordem cronológica do registo da candidatura • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras). GOALS: (Português) Estratégia Digital e Marketing de Performance: • As métricas de análise da performance de Marketing digital (KPIs); • Introdução ao e-commerce e Web Design; • Redes Sociais (estratégia para empresas); • SEO - Otimização de motores de pesquisa; • SEM – Search Engine Marketing. CONTENTS: (Português) Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo Semana 1: Introdução ao e-commerce & Web Design Semana 2: Redes Sociais (estratégia para empresas); Semana 3: SEO – Search Engine Optimization Semana 4: SEM – Search Engine Marketing SKILLS: (Português) • Compreender e aplicar métricas essenciais para avaliar o desempenho em marketing digital bem como identificar os Key Perfomance Indicators (KPIs) relevantes no âmbito do marketing digital; • Familiarização com os princípios básicos do e-commerce, nomeadamente compreensão de boas práticas na construção de websites atraentes e funcionais, métodos de pagamento e processos de otimização de conversão bem como aplicação de princípios de usabilidade e experiência do utilizador; • Compreender os fundamentos de SEO para melhorar a visibilidade nos motores de busca bem como utilizar palavras-chave, otimizar conteúdo e boas práticas recomendadas para melhorar o ranking nos resultados de pesquisa; • Desenvolver estratégias eficazes de presença e envolvimento nas redes sociais aplicadas ao turismo bem compreender como utilizar as mesmas para aumentar a visibilidade da marca, interagir com a audiência e promover os seus produtos/serviços; • Implementar estratégias de marketing em motores de busca para aumentar a visibilidade através de publicidade paga bem como compreender como utilizar ferramentas de gestão de campanhas e otimização de anúncios para alcançar objetivos específicos. METHODOLOGY: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. ASSESSMENT: (Português) A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da participação nas interações, na realização dos desafios/exercícios propostos e na realização de trabalhos individuais. LAST UPDATE: Wednesday August 14th, 2024