> (Português) “Fazer História”: contributos para o conhecimento da arte-xávega CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Maria Rosário da Costa Bastos TEACHER: Olegário Nelson Azevedo Pereira START: 2023-11-14 APPLICATIONS FROM: 2023-08-23 APPLICATIONS UNTIL: 2023-10-22 COST: (Português) 153€ FRAMEWORK: (Português) A arte-xávega foi e continua a ser um tema culturalmente marcante para a sociedade. Considerada património material e imaterial, integrada em circuitos turísticos e subsistindo em diversas comunidades piscatórias, representa um modo de vida que tende a desaparecer e, por isso, se torna essencial promover. Esta ação abre as portas da Universidade para a comunidade externa, democratizando o conhecimento e cumprindo com a função de aproximação da academia à sociedade. O seu caráter inovador reside na abordagem adotada na ótica da história ambiental, a qual, embora contemplada em alguns projetos de investigação de âmbito europeu e nacional, só agora é inserida nos curricula dos cursos formais de História, nomeadamente com o início da UC de tópicos de História Ambiental na Universidade Aberta que começará a ser lecionada no ano letivo de 2023-2024 (cf. Diário da República, 2ª Série de 10 de fevereiro de 2023, despacho nº 2048/2023, p. 166). RECIPIENTS: (Português) Público em Geral, nomeadamente, curiosos/interessados no tema, ONG’S, Autarquias, Associações, Guias Turísticos, entre outros. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Acesso a computador com ligação à Internet e conhecimentos básicos na ótica do utilizador. GOALS: (Português) O curso tem como objetivos: 1. Promover uma contextualização geral acerca da história da arte-xávega na relação comunidades humanas/ambiente; 2. Elencar as fontes para o conhecimento da pesca do grande areal ao longo dos tempos; 3. Promover a participação ativa dos formandos na construção da memória coletiva ligada à arte-xávega, através da recolha de testemunhos da tradição oral, que complementem o conhecimento académico produzido acerca do tema. CONTENTS: (Português) Tema Introdutório: Módulo de Ambientação Online (1 semana – 2 horas) 1) Exploração do objeto de autoaprendizagem e ambientação online disponibilizado; 2) Realização de atividades de ambientação online: construção do perfil e participação nos fóruns (autoapresentação, dúvidas, discussão). Competências: Familiarizar os formandos na utilização da plataforma e recursos disponibilizados. Tema 1 – Caraterísticas e Geografias da arte-xávega (3 semanas – 15 horas) 1) Caraterização e usos da arte-xávega 2) Antecedentes históricos e litorais da arte-xávega Competências: os formandos terão acesso a uma contextualização acerca da tipologia da arte piscatória (modos de aplicação, caraterísticas) e dos fins para que é utilizada (espécies capturadas); antecedentes da introdução da xávega em Portugal e litorais do grande areal onde foi ou é aplicada. Tema 2 – A xávega na história portuguesa (3 semanas – 15 horas) 1) Introdução da xávega em Portugal 2) Tempos de glória e as comunidades piscatórias Competências: os formandos vão adquirir conhecimento acerca da introdução da xávega em Portugal e dos debates em torno da questão; a importância da atividade nos finais da época moderna e na época contemporânea e suas implicações no crescimento das comunidades piscatórias e fluxos migratórios ao longo da costa portuguesa. Tema 3 – Presente e Futuro: contribuição cidadã (4 semanas – 20 horas) 1) Uma arte esquecida – situação atual da arte-xávega 2) Possibilidades de futuro Competências: os formandos participarão ativamente no tema, reunindo fontes históricas diversificadas (materiais e orais); vão analisar e interpretar evidências sobre as possibilidades de regeneração da atividade propondo soluções. METHODOLOGY: A ação de formação “Fazer História”: contributos para o conhecimento da arte-xávega, funciona em regime de e-learning em ambiente de classe virtual. A ação é oferecida na modalidade de ensino à distância e em rede, no formato assíncrono, assegurado através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta. As interações entre todos os intervenientes docentes e formandos, ocorrem na sala de aula virtual criada para o curso, na qual se promove e incentiva a partilha de conhecimentos e experiências através da disponibilização de recursos e ferramentas de aprendizagem diversificados. A metodologia assenta nos pressupostos da aprendizagem colaborativa e do modelo de “pesquisa-ação”, destacando-se a importância do formando na geração de conhecimento acerca do tema abordado na formação. ASSESSMENT: (Português) O regime de avaliação deste curso é a de avaliação contínua e considera a participação ativa dos formandos nas atividades propostas. Assim, a avaliação decorrerá da participação efetiva nas atividades formativas de caráter individual (leitura dos recursos disponibilizados, trabalhos escritos) e nas atividades formativas de caráter colaborativo (interação entre os formandos e docentes, partilha de leituras e conhecimentos, participação nos fóruns de discussão). Espera-se ainda que os formandos apresentem um trabalho final individual acerca do tema abordado na formação. A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios: Presença e participação nas atividades propostas – 70% Trabalho final – 30% A avaliação será expressa na escala de 0 a 20 valores e a conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota igual ou superior a 10 valores. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Friday July 28th, 2023