> Fundamentos de Cibersegurança CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: José Henrique São Mamede TEACHER: Luís Dias, High Score, Lda. START: 2025-01-21 END: 2025-02-25 APPLICATIONS FROM: 2024-11-18 APPLICATIONS UNTIL: 2025-01-07 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A Sociedade da Informação gerou novas ameaças e oportunidades no contexto da vida das pessoas, empresas, instituições, nações e regiões de todo o mundo, onde a segurança e a competitividade são desígnios da realidade atual. A presença das organizações e empresas e do próprio indivíduo no mundo digital é uma realidade. A evolução tecnológica trouxe consigo inúmeras oportunidades de desenvolvimento e bem-estar geral, pela desburocratização e consequente aceleração nos processos, permitindo alcançar um público mais vasto, criando riqueza e desenvolvimento, outrora não possível. A cibersegurança engloba um conjunto de meios, de técnicas e de tecnologias, que visam proteger computadores, programas, redes e dados, de danos e invasões. Por outro lado, visa capacitar pessoas com comportamentos e atitudes que salvaguardem a segurança da informação. Esta microcredencial faz o levantamento das ameaças do mundo digital para habilitar os formandos com técnicas, comportamentos, atitudes e saber-fazer para anular os efeitos destas ameaças e poder ter uma presença segura e consciente no mundo digital, evitando, mitigando ou anulando os riscos. É neste enquadramento e ambiente geral de ameaças e de invasões, e em resultado do sucesso alcançado nas edições anteriores, que a Universidade Aberta (UAb) organizou uma nova edição desta microcredencial a desenvolver em regime de formação teórica e prática a distância online (e-learning). RECIPIENTS: (Português) Adultos encaminhados por Entidades Parceiras da UAb e público individual com interesse no tema, sem conhecimentos prévio na área. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) • Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter realizado a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025. Se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Polícia de Segurança Pública (PSP), Associado da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria ou Medicare. 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 100 GOALS: (Português) Os objetivos desta microcredencial são: • Proporcionar conhecimentos e competências fundamentais em redes de computadores e sistemas operativos, os principais alvos de ataques. • Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes caracterizar os ataques típicos bem como as defesas correspondentes. • Capacitar os participantes a identificar, reagir e proteger das principais ciberameaças. CONTENTS: (Português) Esta microcredencial está estruturada em 4 módulos com a duração de uma semana cada. Os módulos desenvolvem-se sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso. 1. Fundamentos de cibersegurança. Redes de computadores e sistemas operativos 2. Encriptação de dados 3. Fundamentos de ethical hacking 4. Ciberhigiene SKILLS: (Português) No final desta microcredencial os formandos ficarão habilitados com um conjunto de ferramentas tecnológicas e procedimentais que lhes permitirão tomar ações de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção que visam manter o estado de segurança desejado e garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e não repúdio da informação, das redes e sistemas de informação no ciberespaço, e das pessoas que nele interagem. METHODOLOGY: A Microcredencial realiza-se em regime de e-learning, através do Modelo Pedagógico Virtual da UAb. Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores. Nesta ação de formação os formandos terão, sequencialmente, acesso aos conteúdos dos diversos módulos, para o seu estudo e para a execução das atividades solicitadas, em situações on e offline. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Wednesday November 13th, 2024