(Português) A aplicação das propostas dos Guiões de Educação Género e Cidadania, destinados ao pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do EB e ES, editados pela CIG, implicará três dimensões: aquisição de conhecimentos e consciencialização das implicações do Género no ensino e na educação formal; reflexão sobre a relação entre Género e Currículo; conceção de estratégias e de atividades pedagógicas e didáticas que promovam a igualdade social e interpessoal de ambos os sexos.
Uma seleção de excertos dos Guiões, adequada aos perfis do formandas/os, e a reflexão e debate sobre os mesmos, em fóruns de discussão; a análise de propostas de atividades dos Guiões, de acordo com o contexto de cada formanda/o, e a sua discussão em subgrupos, entre formandos/as provenientes dos mesmos contextos; a aplicação individual de atividades selecionadas por cada formando/a, a apresentação e a discussão dos respetivos processos, resultados, efeitos e condicionantes, em fóruns de discussão, sustentarão o equacionamento da continuidade a dar à aplicação dos Guiões após o termos da ação, expresso num relatório final, individual, sobre linhas de ação futuras.
RECIPIENTS:
(Português) Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-122439/23
Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática.
GOALS:
(Português) 1. Apoiar docentes na implementação da ENEC no que diz respeito ao domínio obrigatório da Igualdade de Género, bem como ao seu entrosamento com os restantes domínios da EC e com todas as restantes áreas curriculares;
2. Tornar a análise crítica das relações de poder desiguais em função do sexo um eixo estruturante da educação para a cidadania e do papel da escola enquanto instituição educativa;
3. Contribuir para a desconstrução dos estereótipos de género presentes na gestão do currículo e dos programas e na atividade pedagógica, individual e coletiva;
4. Capacitar docentes para alterar a sua prática profissional desenvolvendo estratégias pedagógicas integradas que concorram para que a igualdade seja estruturante da identidade individual e coletiva de raparigas e de rapazes;
5. Incentivar a integração da dimensão da igualdade de género na cultura organizacional escolar, de forma transversal, continuada e sustentada;
6. Diversificar a utilização de ferramentas e de instrumentos científico-pedagógicos por parte de docentes de todos os ciclos, de forma adequada ao contexto profissional de cada docente.
CONTENTS:
(Português) A aplicação das propostas dos Guiões de Educação Género e Cidadania, destinados ao pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do EB e ES, editados pela CIG, implicará três dimensões: aquisição de conhecimentos e consciencialização das implicações do Género no ensino e na educação formal; reflexão sobre a relação entre Género e Currículo; conceção de estratégias e de atividades pedagógicas e didáticas que promovam a igualdade social e interpessoal de ambos os sexos. Uma seleção de excertos dos Guiões, adequada aos perfis do formandas/os, e a reflexão e debate sobre os mesmos, em fóruns de discussão; a análise de propostas de atividades dos Guiões, de acordo com o contexto de cada formanda/o, e a sua discussão em subgrupos, entre formandos/as provenientes dos mesmos contextos; a aplicação individual de atividades selecionadas por cada formando/a, a apresentação e a discussão dos respetivos processos, resultados, efeitos e condicionantes, em fóruns de discussão, sustentarão o equacionamento da continuidade a dar à aplicação dos Guiões após o termos da ação, expresso num relatório final, individual, sobre linhas de ação futuras.
Módulo 1 (8 horas)
Enquadramento teórico (Sexo, género; estereótipos e relações sociais de género; género, cidadania e direitos)
Competências:
- Domínio conceptual da área da igualdade de género
- Identificação de situações de discriminação sexual nas diferentes áreas sociais
Módulo 2 (9 horas)
Género e currículo (Currículo formal e informal; linguagem e materiais pedagógicos)
Competências:
- Compreensão dos mecanismos de genderização da socialização de crianças e jovens
- Questionamento crítico do currículo à luz dos estereótipos de género e das relações de poder entre homens/rapazes e mulheres/raparigas.
Módulo 3 (9 horas)
A transversalidade do Género na Intervenção Educativa: propostas de intervenção (finalidades e objetivos; áreas temáticas e contextos de intervenção; género, autonomia e responsabilidade; género e conhecimento nas diferentes áreas curriculares)
Competências:
- Integração da abordagem da igualdade de género na prática docente
- Integração da igualdade de género na cultura de escola
BIBLIOGRAPHY:
(Português) - CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2010), Guião de Educação. Género e Cidadania. Pré-escolar, Lisboa, CIG, em linha, disponível em http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/preescolar/
- CARDONA, Maria João (coord.) et al. (2012), Guião de Educação. Género e Cidadania. 1º ciclo, Lisboa, CIG, em linha, disponível em http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/1ciclo/guiao_educa_1ciclo.pdf
- PINTO, Teresa (coord.) et al. (2010), Guião de Educação. Género e Cidadania.3º Ciclo, Lisboa CIG, em linha, disponível em http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/3ciclo/
-POMAR, Clarinda (Coord.) et al. (2012), Guião de Educação. Género e Cidadania.2º Ciclo, Lisboa CIG, em linha, disponível em http://www.cig.gov.pt/guiaoeducacao/2ciclo/guiao_educa_2ciclo.pdf
-VIEIRA, Cristina (coord.) et al. (2017). Conhecimento, Género e Cidadania no Ensino Secundário. Lisboa, CIG, em linha, disponível em https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2018/01/Conhecimento_Genero_e_Cidadania_Ensino_Secundario_Versao_Digital.pdf
METHODOLOGY:
A presente ação é lecionada na modalidade de eLearning, em ambiente de classe virtual, com recurso a um sistema de gestão de aprendizagem (LMS). O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formanda/o, formanda/o-docente e formanda/o-formanda/o, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde as formandas e os formandos são a ler o Guião de Educação Género e Cidadania adequado ao ciclo que leciona, a refletir sobre as questões que sobre os mesmos serão colocadas nos fóruns de discussão de cada em cada módulo e a escolher os temas e propostas dos referidos Guiões que considera poder aplicar na sua atividade docente, no contexto que entender. A ação de formação tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia, um modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da aprendizagem colaborativa e pela resolução de problemas.
ASSESSMENT:
(Português) Espera-se que durante a ação a formanda ou o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que elabore uma e-atividade de aprendizagem. A/O formanda/o deverá também apresentar o planeamento da aplicação de uma a duas propostas dos Guiões de Educação Género e Cidadania, adequadas ao ciclo e ao grupo que leciona, seguindo os parâmetros definidos para o referido planeamento.
A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos às/aos formandas/os os critérios e parâmetros de avaliação.
Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pela/o formanda/o, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada:
- EXCELENTE: de 9 a 10 valores
- MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores
- BOM: de 6,5 a 7,9 valores
- REGULAR: de 5 a 6,4 valores
- INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores