> (Português) Happy Schools: como promover a felicidade nas escolas CREDITS / ECTS: (Português) 2 DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Filipa Seabra TEACHER: Patrícia Gramaxo START: 2024-11-19 END: 2024-01-19 APPLICATIONS FROM: 2024-10-08 APPLICATIONS UNTIL: 2024-11-10 COST: (Português) 153€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O tema da felicidade e do bem-estar está na ordem do dia. Sendo as escolas organizações vivas e dinâmicas, a felicidade e o bem-estar de quem as habita é foco de atenção. O objetivo da formação é capacitar os formandos de conhecimentos sobre o conceito de Happy School e das vantagens que o seu estudo traz às escolas, pelas melhorias ou manutenção de boas práticas identificadas nas escolas que optam por seguir este modelo de atuação. A orientação das escolas pelo modelo das escolas felizes pode contribuir para a melhoria do ambiente nas escolas, para o aumento do respeito pela diversidade e diferença que povoa as escolas, pela diminuição do bullying nos espaços escolares, por uma tomada de consciência de todos das melhorias a fazer ao ambiente escolar. RECIPIENTS: (Português) Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática ÁREA DE FORMAÇÃO – Formação educacional geral e das organizações educativas Registo de Acreditação - CCPFC/ACC-123074/24, CCPFC/ACC-123075/24 ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) É essencial que o formando possua uma conta de correio eletrónico ativa, disponha de acesso regular à internet e tenha conhecimentos informáticos básicos na ótica do utilizador. GOALS: (Português) Os objetivos da formação pretendem levar os formandos a considerar como a felicidade das escolas pode: - melhorar as estratégias de ensino/aprendizagem existentes, nomeadamente criando ambientes e práticas letivas conducentes a um maior nível de felicidade da escolas; - ajudar a incorporar atividades de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da felicidade das escolas. CONTENTS: (Português) Módulo de Ambientação online e apresentação (2 Horas) Módulo 1 (5 Horas) 1. Enquadramento teórico: o conceito de Happy Schools 1.1. As pessoas, os processos e os espaços como pilares para uma escola feliz Módulo 2 (5 Horas) 2. Happy Schools: a realidade portuguesa 2.1. A visão dos pais/encarregados de educação portugueses sobre o tema (debate) 2.2. A visão dos alunos portugueses sobre o tema (debate) Módulo 3 (9 Horas) 3. A Happy School dos formandos 3.1. Instrumentos que medem a felicidade das escolas portuguesas (devidamente autorizados pela Direção Geral de Educação) 3.2. Preparação/aplicação prática dos instrumentos nas escolas dos formandos (trabalho autónomo de grupo/individual) Módulo 4 (9 Horas) 4. Promover uma Happy School 4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da sala de aula (trabalho prático individual) 4.1. A teoria na prática: estratégias ao nível da escola (trabalho prático em grupo) Módulo 5 (9 Horas) 5. A Happy School dos formandos 5.1. Identificação e análise dos níveis/indicadores de felicidade da escola do formando 5.2. Elaboração uma de proposta de ação de melhoria a três indicadores encontrados (trabalho autónomo de grupo/individual) Módulo 6 (9 Horas) 6. Happy Schools na organização da prática letiva 6.1. Como agregar o conceito Happy School nos documentos estruturantes do Agrupamento (trabalho prático em grupo) Avaliação final (4 Horas) BIBLIOGRAPHY: (Português) Gramaxo, P., Flores, I., Dutschke, G. and Seabra, F. (2023). "What makes a school a happy school? Portuguese students’ perspectives." Frontiers in Education 8:14. doi: 10.3389/feduc.2023.1267308. Gramaxo, P., Seabra, F., Abelha, M., & Dutschke, G. (2023). What makes a school a happy school? Parents´ perspectives. Education Sciences, 13(4), 375. doi:10.3390/educsci13040375 UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2016). Happy Schools! A framework for learner well-being in the Asia-Pacific. Paris: UNESCO Digital Library. Available at: https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-framework-learner-well-being-asia-pacific Bin Mahfooz, S., & Normén-Smith, J. (2022). Going global with the Happy Schools framework: Supporting holistic school happiness to improve teaching, learning and well-being. Paris: UNESCO Digital Library. Available at: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000382002 UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2022). Happy Schools guide and toolkit: A resource for happiness, learners´s well-being and social and emotional learning in the Asia-Pacific region. Paris: UNESCO Digital Library. Available at: https://bangkok.unesco.org/content/happy-schools-guide-and-toolkit-resource-happiness-learners-well-being-and-social-and SKILLS: (Português) - Conhecer e apropriar-se do conceito de Happy School ao nível nacional e internacional; - Identificar fatores conducentes à in/felicidade das escolas; - Conhecer e aplicar estratégias/ferramentas para promover a felicidade das escolas; - Conhecer os questionários Happy Schools para alunos e pais/encarregados de educação e aplicá-lo numa ou na sua turma, se viável; - Fomentar práticas letivas e não letivas conducentes à felicidade das escolas, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação. METHODOLOGY: A formação orienta-se metodologicamente pelo modelo pedagógico em vigor na Universidade Aberta. As atividades de ensino e aprendizagem da formação serão realizadas em regime on-line (e-learning, com recurso a uma plataforma), valorizando-se formas de comunicação assíncronas. Desenvolver-se-á uma aprendizagem com base na construção partilhada de conhecimentos, no trabalho colaborativo e na autoaprendizagem. Os formandos participarão de forma assíncrona nos fóruns de discussão, após leitura individual da literatura fornecida. Realizarão trabalhos individuais, em pares ou em grupo, valorizando os seus conhecimentos e experiências profissionais. ASSESSMENT: (Português) Trabalho final: Elaboração de uma planificação semanal promotora de uma Happy School, em articulação com a matriz curricular e o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade obrigatória. Irá ser usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação dada ao nº 3 do artigo 13º do RJFCP, obtida pelo formando, segundo a seguinte escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores - BOM: de 6,5 a 7,9 valores - REGULAR: de 5 a 6,4 valores - INSUFICIENTE: de 1 a 4,9 valores Aos formandos Aprovados com a classificação mínima de 5 valores (REGULAR) será atribuído o número de créditos previsto para a ação de formação frequentada A avaliação é contínua, compreendendo a participação nas discussões em fórum e a elaboração de um trabalho final. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Friday April 5th, 2024