(Português) Apesar de ter uma longa tradição em Portugal, a história local enquanto campo da ciência histórica, encontra ainda alguns óbices técnicos e metodológicos por parte da Academia. A produção de estudos acerca da história local, não raras vezes atribuídos a executantes sem a devida formação, ditou-o. No entanto, este ramo da historiografia tem uma importância capital para aprofundar o conhecimento do passado das comunidades locais, conferindo elementos de valorização do seu património e potenciando o desenvolvimento do turismo histórico. Tal somente é possível através da realização de estudos de âmbito local que se constituam como uma das bases para a divulgação consciente e informada do conhecimento histórico. Esta formação abre as portas da Universidade para a comunidade externa, democratizando o conhecimento e cumprindo com a função de aproximação da academia à sociedade ao se contribuir para a produção informada e consubstanciada de história local. Para além deste facto, procura-se nesta formação dar um sentido de aplicação a esse conhecimento, promovendo o espírito empreendedor dos formandos, nomeadamente com a consideração da possibilidade de desenvolvimento de projetos empreendedores ligados ao turismo histórico/cultural e da promoção do património local. Desse modo, esta microcredencial destina-se ao público em geral, nomeadamente, curiosos/interessados no tema, discentes universitários, ONG’S, Autarquias, Associações, Guias Turísticos, entre outros.
RECIPIENTS:
(Português) - Todas as pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história local, do Património e do Turismo;
- Todos os discentes universitários;
- Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, - ONG’S, Autarquias, Associações, entre outras.
ATTENDANCE CONDITIONS:
(Português) a) titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Residência em Portugal, durante a frequência da formação.
GOALS:
(Português) 1. Promover uma contextualização geral acerca do desenvolvimento e da pertinência da história local enquanto contributo para a análise das comunidades;
2. Procurar, selecionar e interpretar fontes para a História Local, na estrita observância da metodologia histórica;
3. Promover a participação ativa dos formandos na construção e preservação da memória coletiva das comunidades locais, através da procura, recolha e tratamento de dados históricos materiais e imateriais (testemunhos da tradição oral, documentação escrita ou visual, entre outros) que permitam desenvolver breve ensaios de história local;
4. Desenvolver a criatividade e o espírito empreendedor, através do incentivo à criação de negócios ligados ao turismo histórico e/ou cultural de ênfase local.
CONTENTS:
(Português) 1. Ambientação ao contexto do e-learning
2. Percursos da história local portuguesa
3. Fontes e métodos para a história local
4. O passado local: contribuição cidadã
5. Criatividade e Inovação no Setor da Dinamização de Projetos do Turismo
6. E-Atividades para avaliação contínua e final
SKILLS:
(Português) a) Reconhecer o desenvolvimento da história local e apreender as fontes e as metodologias utilizadas nesse campo da ciência histórica;
b) Identificar e capacitar para o reconhecimento e preservação do património material e imaterial integrante da memória coletiva local;
c) Contribuir para a criação de laços identitários e de cidadania ativa;
d) Desenvolver uma visão estratégica e empreendedora para o aproveitamento turístico do património histórico e cultural local.
METHODOLOGY:
Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual.