> (Português) Inglês B1 CREDITS / ECTS: (Português) 4 DURATION: (Português) 104 horas COORDINATOR: Isabelle Simões Marques, Josélia Neves TEACHER: Graça Afonso, Sandra Cid START: 2026-01-13 END: 2026-03-24 APPLICATIONS FROM: 2025-12-10 APPLICATIONS UNTIL: 2025-12-21 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A presente Microcredencial, INGLÊS B1, dirigida ao público em geral e em particular os provenientes das entidades parceiras do Projeto Impulso 2025, pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas independentes a uma comunicação efetiva em múltiplos contextos. O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua inglesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas diferentes tempos e formas verbais, através de enunciados acerca de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas. Este curso inicia-se com o tema relativo à vida no meio urbano, a diversidade e comunicação intercultural, estabelecendo um ponto de partida para outras tarefas comunicativas nos domínios privado, público, profissional e educativo. Assim, serão abordados tópicos mais concretos como a tecnologia e internet, o lazer, desportos radicais e outros mais abstratos como os riscos e desafios e a liderança. A partir das temáticas em apreço, desenvolver-se-ão atividades de compreensão e produção oral e escrita, nas diversas componentes de gramática, vocabulário e pronúncia, assegurando o aprofundamento das várias competências comunicativas já trabalhadas no nível A1-A2. RECIPIENTS: (Português) Público em geral e em particular os provenientes das entidades parceiras do Projeto Impulso 2025. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) ✅Escolaridade mínima: 12º ano; ✅Idade mínima: 23 anos; ✅Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter realizado a candidatura completa; 2º Pertencer a uma entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025; 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 50. GOALS: (Português) ✅Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, do estudo, dos tempos livres, etc. ✅Compreender os pontos principais de muitos programas de rádio, televisão e redes sociais sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente claro; ✅Compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho; ✅Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas e e-mails; ✅Escrever cartas/e-mails para descrever experiências e impressões; ✅Entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o quotidiano; ✅Repetir uma parte do que alguém disse para confirmar uma compreensão mútua; ✅Contar uma história, de relatar um acontecimento e de descrever reações; ✅Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento. CONTENTS: (Português) 1. Urban life / compaining: Vocabulário: diversidade na meio urbano, reclamações, pedidos de ajuda; Gramática: Information Questions (present and past); Tag questions; passive voice; Funções comunicativas: • Pedir informações; expressões de concordância e discordância • Gerir interações (comunicação intercultural) • Formular e responder a questões de maneira formal e informal • Discutir estratégias de tomadas de posição em diferentes contextos 2. The internet: Vocabulário: technology; gadgets; using the internet; Gramática: Modals of obligation/ prohibition; Phrasal verbs; Funções comunicativas: • A internet – benefícios e perigos • Segurança online • Estudar e trabalhar remotamente • Smartphones e as redes sociais 3. Risks and Challenges: Vocabulário: expressing emotions; adjectives; Gramática: 2nd conditionals; comparatives and superlatives; Funções comunicativas: • Falar de medos e desafios • Debater vantagens e desvantagens de arriscar (vários contextos) • O valor do esforço • Exemplos de situações desafiantes – entrevistas de trabalho, assumir novas tarefas, aventuras, mudar de país. 4. Radical sports: Vocabulário: sports and equipment; outdoor/nature vocabulary; sustentabilidade; Gramática: connectives; expressing cause and effect; modals of advice; Funções comunicativas: • Descrever experiências • Planear e discutir itinerários de viagem eco conscientes • Comprar ou trocar equipamento de desporto • Dar indicações e instruções de segurança e de respeito pelo ambiente 5. Leadership: Vocabulário: describing people; personality types; jobs; Gramática: talking about the past (past simple and past perfect); reported speech; Funções comunicativas: • Falar de experiências de liderança • Participar numa reunião presencial ou online • Dar instruções/orientações de trabalho • Como motivar uma equipa 6. Atividade final de consolidação e de avaliação sumativa. BIBLIOGRAPHY: (Português) ✅Dicionário de Inglês-Português e Dicionário de Português-Inglês. Porto: Porto Editora. ✅Longman Active Study Dictionary — Paper and CDROM. Essex: Longman. ✅Betty S. Azar. (2002). Understanding and Using English Grammar (Advanced). New York: Pearson Education. ✅Murphy, Raymond. Essential Grammar in Use — with Answers. Cambridge: Cambridge University Press. SKILLS: (Português) ✅Capacidade de comunicar de forma clara e compreensível em situações simples do quotidiano, como fazer perguntas básicas, cumprimentar e despedir-se, bem como expressar necessidades e preferências; ✅Articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos; ✅Explicar/justificar opiniões e planos; ✅Escrever um texto articulado sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal; ✅Possuir meios linguísticos e vocabulário suficientes para conseguir com algumas hesitações e algumas perífrases sobre assuntos tais do quotidiano; ✅Utilizar de maneira exata um repertório e estruturas frequentes, habituais em situações previsíveis; ✅Discursar de maneira inteligível em sequências mais longas de produção livre; ✅Poder ligar uma série de elementos curtos, simples e distintos numa sucessão linear de pontos que se articulam. METHODOLOGY: A metodologia seguida nesta Microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning, e adota o modelo de ensino- aprendizagem de cinco níveis proposto por Gilly Salmon (2000). Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. A tutoria a prestar pelos formadores será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fora de discussão abertos nos diversos tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na plataforma Moodle. ASSESSMENT: (Português) A avaliação tem caráter formativo e sumativo. Na avaliação sumativa, destacam-se a avaliação contínua e a avaliação final. A avaliação contínua refere-se à avaliação ao longo das semanas e tópicos de estudo: participação/comentários nos fóruns e realização das atividades propostas ao longo do percurso de aprendizagem. Esta modalidade de avaliação tem uma ponderação de 75% na nota final (correspondendo a um total de 15 valores, na razão de 3 valores por tópico, num total de 5 tópicos). A avaliação final concretiza-se numa atividade final, na última semana da Microcredencial, com um peso de 25% na nota final, correspondente a 5 valores. Nota final: de 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Tuesday December 9th, 2025