> (Português) Internacionalização Pedagógica: docência em contexto digital e híbrido CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26h COORDINATOR: Daniela Barros START: 2024-05-28 APPLICATIONS FROM: 2024-03-20 APPLICATIONS UNTIL: 2024-05-14 COST: (Português) 90€ publico em geral / Gratuito* Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O presente módulo de formação, "Internacionalização Pedagógica: docência em contexto digital e híbrido", integra-se no Plano de Formação em Ensino a Distância e Digital da Universidade Aberta, destinado a capacitar docentes de instituições do Ensino Superior, formandos neste curso. O tema da internacionalização em desenvolvimento nos últimos anos vem trazendo novos formatos a partir das tendências de educação resultantes de sistemas online e híbridos. Recentemente a temática está em larga expansão pelo uso e aprimoramento da educação digital em larga escala, onde a internacionalização pode ser vista a partir da diversidade de interações e culturas. O módulo está dividido em 4 temas. O primeiro deles traz os referenciais teóricos e a síntese de elementos que fundamentam as propostas aqui delineadas. De forma sintética e pontual o tema dá a conhecer os conceitos, características e elementos que compõem a internacionalização nos seus aspetos didático-pedagógicos. O segundo módulo partilha diretamente as estratégias dinâmicas e formatos distintos de trabalho a partir das experiências de internacionalização realizadas pelos formandos. No terceiro módulo, a orientação está em elaborar e realizar um levantamento do que poderá ser introduzido nas aulas de cada docente. Esse levantamento terá um fio condutor com um guião de orientação e template de conversão das experiências em práticas pedagógicas. O último tema será a construção de uma e-atividade considerando o levantamento anteriormente realizado pelo docente. Esta e-atividade terá um template específico que propõe como objetivo, auxiliar o docente a centrar-se na convergência das experiências de internacionalização para a sua docência. Para mais informações, consulte o Guia de Curso. RECIPIENTS: (Português) Docentes de instituições do Ensino Superior ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) O módulo está desenhado para 20 formandos no máximo e implica um tempo total estimado de trabalho de cerca de 26 horas. Este curso decorre sobretudo em modo assíncrono. GOALS: (Português) Destacar a importância da internacionalização em seus aspetos pedagógicos para contextos de ensino superior utilizando a via digital, a partir dos referenciais teóricos sobre a temática e a síntese de seus principais elementos que fundamentam as discussões e análises realizadas; Criar um espaço de partilha e construção de conhecimento sobre as estratégias, dinâmicas e formatos distintos de trabalho para os estudantes com as experiências de internacionalização realizadas pelos docentes; Realizar um levantamento do que poderá ser introduzido nas aulas de cada docente a partir da sua experiência de internacionalização, desenvolvendo os elementos que constituem uma e-atividade. Elaborar uma e-atividade considerando o levantamento anteriormente realizado pelo docente, auxiliando-o a transpor os conhecimentos científicos da sua área nas estratégias pedagógicas de internacionalização para a docência. CONTENTS: (Português) SEMANA 1 | Internacionalização digital no ensino superior SEMANA 2 | Internacionalização Pedagógica: conceito e fundamentos SEMANA 3 | Internacionalização Pedagógica: transposição na docência digital SEMANA 4 | Práticas pedagógicas a partir de experiências de internacionalização BIBLIOGRAPHY: (Português) • Barros, D. M.B. (Org.) Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior. Coleção Educação a Distância e Elearning. Editora Universidade Aberta e Imprensa Universidade de Coimbra, 2023. • Neves, C. (2018) A regulação das políticas de educação na União Europeia e os desafios para a Educação a Distância no ensino superior: uma perspetiva crítica e uma proposta de investigação RBPAE - v. 34, n. 1, p. 035 - 052, jan./abr. 2018 DOI: 10.21573/vol34n12018.82463 • Caetano, J. C.R. (2018) Educação a Distância, Internacionalização e o Futuro da Ciência e Ensino Superior In Carvalho, M. (Org.) Acesso aberto: da visão à ação. Contextos, Cenários e Práticas. Portugal: Universidade Aberta. • Oliveira, C. (2018) Promover a Internacionalização dos Serviços da UAb. Estratégias de Acesso Aberto e Internacionalização. In Carvalho, M. (Org.) Acesso aberto: da visão à ação. Contextos, Cenários e Práticas. Portugal: Universidade Aberta. • Pacheco, J. (2016) Ser professor em contextos de regulação transnacional. Para uma atitude cosmopolita docente. In Morgado, J.C.; Sousa,J.; Moreira,A.F.; Vieira, A. (orgs) Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos. SKILLS: (Português) Construir estratégias pedagógicas no planeamento e desenho de cursos, a partir dos processos individuais de internacionalização realizados. METHODOLOGY: Este percurso de formação inicia-se com um tópico introdutório, em que se procede a uma breve apresentação do módulo e se desenvolvem algumas atividades de ambientação. Organiza-se, depois, em 4 semanas de trabalho, correspondendo cada uma à reflexão e desenvolvimento de atividades em torno de um tema específico. Tais atividades decorrem, sobretudo, em modo assíncrono. As Sessões síncronas previstas ocorrerão em dois momentos do curso a serem organizadas de acordo com a disponibilidades da maioria, mas não sendo sessões de presença obrigatória. Os temas são disponibilizados semanalmente e a sua exploração implica um tempo estimado de trabalho nocional de cerca de 6 a 7 horas semanais. Recomenda-se que realize as atividades na sequência proposta e durante os períodos agendados para esse efeito. Note que as datas indicadas em cada semana e nas instruções de cada atividade (discriminadas em cada tópico do módulo de formação) são meramente orientadoras do seu percurso de aprendizagem em que se sucederão momentos de trabalho independente/individual e momentos de trabalho cooperativo ou colaborativo, mas é desejável que esteja devidamente preparado e disponível para participar quer nas sessões síncronas ( opcionais) quer nas etapas de trabalho colaborativo assíncrono, durante o período em que estas decorrerem. Assim, aquando da abertura de cada tema esteja atento às instruções dadas a propósito de cada atividade e às datas em que estas ocorrem. Para cada tema faz-se uma breve descrição ou apresentação sucinta, discriminam-se os objetivos de aprendizagem, enunciam-se pormenorizadamente as atividades a empreender e disponibilizam-se os recursos de aprendizagem a explorar artigos, vídeos, podcasts, apresentações interativas multimédia, etc. ASSESSMENT: (Português) A avaliação das aprendizagens será sumativa e neste curso, considera os seguintes elementos: A. Participação nas interações propostas; B. Participação nas e-atividades propostas. C. Realização de trabalhos em equipa e/ou individuais. A classificação será expressa numa escala de pontuação de 0-20. A aprovação no curso exige classificação igual ou superior a 10 valores. Será feita a seguinte ponderação: Tema 1.......... 20% (4 valores) Tema 2.......... 20% (4 valores) Tema 3...........20% (4 valores) Trabalho final...40% (8 valores) Mais informação, consulte o Guia de Curso APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Friday March 22nd, 2024