> (Português) Intervenção em Rede e Turismo II CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: José António Ferreira Porfírio, António Eduardo Falcão Barbosa Martins VICE COORDINATOR: Ana Paula Santos Cordeiro TEACHER: Joaquim Manuel Rocha Fialho START: 2025-05-27 END: 2025-07-15 APPLICATIONS FROM: 2025-04-30 APPLICATIONS UNTIL: 2025-05-20 COST: (Português) 0€ (curso gratuito) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A intervenção em rede é a agregação e articulação de ações, sistematizadas e coerentes de diferentes agentes, que recorrem a uma diversidade de procedimentos, incutindo ao «agir» profissional, uma racionalidade que visa a promoção de mudanças desejáveis. A partir de um conjunto de atividades e ações que mobilizam meios materiais e humanos, a intervenção em rede parte do presente para induzir mudanças no futuro, promovendo a melhoria das condições de vida das pessoas, organizações e territórios. Este processo, tem por base uma lógica de envolvimento dos atores através da conceção e desenvolvimento de uma multiplicidade de ações “em rede” na sociedade, com o objetivo de mobilizar, potenciar e rentabilizar os vários recursos endógenos e exógenos do território. A promoção de competências para analisar e interpretar o trabalho e a metodologia de intervenção em rede é o desafio que nos propomos desenvolver nesta formação. RECIPIENTS: (Português) São destinatários desta microcredencial: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da Intervenção em Rede; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. GOALS: (Português) Adquirir conhecimentos sobre análise de redes e parcerias organizacionais e comunitárias; 2. Dominar os conceitos inerentes à análise de redes e parcerias; 3. Conhecer as dinâmicas e lógicas de funcionamento das redes e parcerias; 4. Conhecer e debater estratégias de intervenção em rede. CONTENTS: (Português) 1 – Análise de redes sociais e parcerias a. Medidas de análise de redes sociais e parcerias b. Ferramentas de análise de redes sociais e parcerias c. Softwares de análise de redes sociais 2 – Aplicação da análise de redes sociais a. Análise e interpretação de casos práticos de intervenção em rede b. Debate sobre os modelos e as dinâmicas das redes sociais e parcerias estudadas 3 – Conceção de projeto de intervenção em rede a. Desenvolvimento de projeto individual BIBLIOGRAPHY: (Português) Aichner, T. & Jacob, F. (2015). "Measuring the Degree of Corporate Social Media Use". International Journal of Market Research 57 (2), pp. 257–275. Bergson, H. (1992). Durée et simultanéité, à propos de la théorie d’Einstein. Paris : Librairie Felix Alcan. Borgatti, S. et al (2009). “Network analysis in the social sciences”. In: Science, v. 323, pp. 892-895. Bourdieu, P. (1996). Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus. Castells, M. (1996). The Information age: Economy, society and culture. Malde, MA, Blackwell Publishers, 3 vols. Ferraris, M. (2018). Mobilização Total. Lisboa: Edições 70. Fialho, Joaquim (2020) (org). Redes Sociais. Como compreendê-las? Uma introdução à análise de redes sociais. Lisboa: Edições Sílabo. Recuero, R., Bastos, M., Zago, G. (2015). Análise de redes para mídia social. Porto Alegre, Sulina. Recuero, R. (2017) Introdução à análise de redes sociais online. Salvador, EDUFBA. Recuero, R. (2012) A Conversação em Rede. Porto Alegre: Sulina. Saragoça, José; Silva, Carlos; Fialho, Joaquim (coord.) (2017). Prospetiva estratégica. Teoria, métodos e casos reais. Lisboa: Edições Sílabo. Silva, Carlos; Fialho, Joaquim; Saragoça, José (coord.) (2013). Iniciação à Análise de Redes Sociais. Casos Práticos e Procedimentos com UCINET. Casal de Cambra: Caleidoscópio Edição e Artes Gráficas, S.A. Soares, F., Recuero, R., Zago, G. (2018). Influencers in polarized political networks on Twitter. Proceedings of the 9th international conference on social media and society (pp. 168–177), Copenhagen, Denmark. Retrieved from https://dl.acm.org/citation.cfm?id=3217909. Soares, F., Recuero, R., Zago, G. (2019). Asymmetric Polarizaiton on Twitter and the 2018 Brazilian Presidential Elections. Proceedings of the 10th International Conference on Social Media and Society, 67-76. SKILLS: (Português) a) Aptidão para interpretar as dinâmicas inerentes aos processos de intervenção em rede; a) Capacidade para aplicar a análise de redes sociais a casos concretos. METHODOLOGY: - Ensino centrado no estudante, o que significa que ele é ativo e responsável pela construção de conhecimento. - Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades), o que significa a ausência de imperativos temporais ou espaciais. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona, o que permite a não-coincidência de espaço e não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processam à medida que é conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, refletir, dialogar e interagir. - Ensino baseado na interação diversificada quer entre estudante-docente quer entre estudante-estudante, quer ainda entre o estudante e os recursos. Este princípio concretiza-se em dispositivos de comunicação variados que o docente planeia e concebe de acordo com a sua estratégia pedagógica. - Ensino promotor de inclusão digital, entendida como a facilitação da utilização das 06 Tecnologias de Informação e da Comunicação, como também o desenvolvimento de competências para a análise e produção de informação digital. ASSESSMENT: (Português) A classificação final resulta, como tal, da avaliação dos seguintes elementos e critérios: - Presença e participação nas atividades propostas – 30%; - Trabalho final – 70%. Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Wednesday April 30th, 2025