(Português) A mudança no sector do turismo é atualmente uma constante à medida que o mundo se torna mais complexo, incerto e volátil. O contexto atual exige velocidade, aprendizagem e trabalho em equipa, e as pessoas são cada vez mais necessárias do que nunca.
O trabalho evolui de um trabalho baseado exclusivamente no conhecimento para um trabalho mais emocional e colaborativo, onde o desenvolvimento da confiança, comunicação, autonomia e colaboração são cada vez mais importantes.
Novas habilidades e competências como a aprendizagem ativa, a inteligência emocional, a resolução de problemas complexos, a resiliência, e o pensamento sistémico são cada vez mais procuradas pelas organizações.
O líder de hoje enfrenta diferentes desafios, desde liderar-se a si mesmo, gerir diferentes expectativas, liderar e desenvolver os seus colaboradores, gerir o negócio de hoje e preparar-se para o futuro.
A gestão de equipas é assim uma competência critica para os líderes, para ultrapassarem os desafios atuais e futuros.
O projeto TIA - Tourism International Academy (o âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR), foi criado através de um consórcio liderado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) em co-promoção com a Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e a Universidade Aberta (UAb) e em parceria com o Turismo de Portugal (TP). Tem como principal objetivo a criação de um novo centro de referência de carácter internacional para a educação e formação em modalidades online ou presencial e para a promoção de atividades de Inovação nas áreas do Turismo e Hotelaria (T&H) baseadas na experiência e conhecimento trans e interdisciplinares das diversas instituições envolvidas. O fim último é o de alavancar o progresso e desenvolvimento de atividades associadas aos setores do T&H tanto a nível nacional como internacional.
RECIPIENTS:
(Português) Todas as pessoas das diversas áreas de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento na área da liderança e gestão de pessoas;
Todos os profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados às atividades que compõem o setor turístico e aos alunos universitários.
ATTENDANCE CONDITIONS:
(Português) Residentes em Portugal e com a escolaridade obrigatória mínima - 12º ano.
GOALS:
(Português) Os objetivos do curso são:
• Desenvolver competências de liderança e gestão de pessoas;
• Estimular a evolução da liderança individual para uma liderança partilhada;
• Promover a comunicação, o trabalho em equipa, a aprendizagem e resultados sustentáveis.
CONTENTS:
(Português) Esta microcredencial está estruturada em 2 módulos que se desenvolvem sequencialmente, com a duração de 4 semanas cada um, totalizando 8 semanas (2 ECTS / 52 horas).
Módulo 1: Liderança
Módulo 2: Liderar a equipa
SKILLS:
(Português) Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão
conferidas no documento certificador desta Microcredencial:
• Identificar as competências mais importantes a desenvolver para a gestão de pessoas.
• Identificar os pilares da autoconsciência individual e coletiva.
• Distinguir e utilizar o feedback e o feedforward como ferramentas de comunicação e desenvolvimento pessoal e da organização.
• Distinguir liderar-me a mim mesmo, desenvolvendo maior autoconsciência e autogestão, de liderar os outros, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipa.
• Identificar a importância da integração das aprendizagens para o desenvolvimento individual e da equipa.
METHODOLOGY:
A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento).
ASSESSMENT:
(Português) Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra:
• Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias);
• Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.).
Os instrumentos de avaliação de um módulo têm o mesmo peso e, por isso, a avaliação final do módulo é dada pela média simples das 2 ou 3 provas realizadas, numa escala de 0 a 20 valores.
A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final.
»»Classificação Final no curso
Consideram-se com aproveitamento e credores da Microcredencial os formandos que obtiverem uma Classificação Final no Curso igual ou superior 10 valores, numa escala de 0 a 20, tendo tido nos módulos 1 e 2 uma classificação igual ou superior a 8 valores.