> (Português) Marketing Pessoal, Competências Empreendedoras e Percursos Profissionais CREDITS / ECTS: (Português) 1 ECTS DURATION: (Português) 26 horas/ 4 semanas COORDINATOR: Mário Negas, Marc Jacquinet TEACHER: Maria Luísa Carvalho e Silva START: 2021-09-28 APPLICATIONS FROM: 2021-08-03 APPLICATIONS UNTIL: 2021-09-20 COST: (Português) 90€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A Universidade Aberta, respondendo à missiva da Organização Internacional do Trabalho(OIT), que incentiva uma maior eficácia em iniciativas para apoiar pessoas em situação de desemprego, promove esta ação para a empregabilidade. Já há muito que não basta possuir um conjunto de requisitos pretendidos pelas entidades empregadoras, para além disso, é necessário ser capaz de os dar a conhecer, com uma atitude proactiva, capaz de seguir atuais e futuras tendências laborais. O curso capacita-o(a) com ferramentas de marketing pessoal e de desenvolvimento de competências empreendedoras, valorizadas no mercado de trabalho. Pretende-se impulsionar uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional, conducente a um processo de autoformação, enquadrado numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. RECIPIENTS: (Português) Todos os adultos interessados em adquirir conhecimentos que possibilitem definir um percurso profissional, quer como trabalhadores por conta de outrem ou de forma independente. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Cumulativamente, os formandos devem possuir: • Conhecimentos e prática de informática como utilizadores; • Conta de correio eletrónico ativa e prática na sua utilização; • Disponibilidade de cerca de 8-10 horas/ semana para participação nos fóruns de discussão e nos chats; realização de autoestudo dos conteúdos disponibilizados online; • Cumprimento das tarefas determinadas e elaboração das autoavaliações e avaliações formativas e sumativas. GOALS: (Português) • Reconhecer as vantagens de ser empreendedor/a e trabalhar o Marketing Pessoal para alavancar projetos pessoais e profissionais; • Identificar alvos profissionais; • Identificar regras básicas para a elaboração de um curriculum; • Saber responder a anúncios de emprego e realizar candidaturas espontâneas; • Reconhecer a importância da preparação de uma entrevista de trabalho; • Identificar atitudes e comportamentos a adotar numa situação de entrevista; • Utilizar as redes sociais como aliadas num processo de seleção; • Estimular a reflexão individual e coletiva sobre a importância do Networking num contexto de procura ativa de trabalho e de criação do próprio emprego CONTENTS: (Português) Este curso desenvolve-se ao longo de cerca de 4 semanas de formação, com o seguinte plano de estudos: Módulo 1 1.1 Vantagens da atitude empreendedora 1.2 Autodiagnóstico de competências-chave de empreendedorismo Módulo 2 2.1 Mercado de trabalho aberto e mercado de trabalho fechado 2.2 Curriculum vitae enquanto instrumento de procura de trabalho 2.3 Resposta a anúncios de trabalho 2.4 Elaboração de candidaturas espontâneas Módulo 3 3.1 Comunicação na Procura de Trabalho 3.2 A preparação e a avaliação de entrevistas de trabalho Módulo 4 4.1 A importância do Marketing Pessoal 4.2 CV e Marketing Pessoal nas Redes Sociais 4.3 Networking e Inserção Profissional 4.4 Emprego e Transformação Digital BIBLIOGRAPHY: (Português) • ALVES, M. R.; Marca Pessoal, SA – Como Comunicar, Agir e Vestir a Sua Marca Pessoal para ter mais sucesso; Editora RH, 2018. • AMARAL, I.; Imagem e Internacionalização – Como ter êxito no mercado de trabalho; Verbo, 2000. • AMARAL, I.; Imagem e Sucesso – Guia de protocolo para pessoas e empresas; Casa das Letras, 2018. • BLAKE, J.; Dar a Volta – A felicidade profissional tem uma fórmula; Vogais, 2017. • BOLLES, R.; What Color is Your Parachute? 2019 – A pratical manual for job-hunters and career-changers; Ten Speed Press, 2018. SKILLS: (Português) • Reconhecer as competências que possui e aprender a melhorá-las (comportamentais, técnicas, gestão); • Compreender o mercado de trabalho e identificar estratégias de inserção profissional adequadas; • Elaborar currículos, responder a anúncios, realizar candidaturas espontâneas e entrevistas de emprego; • Trabalhar o seu marketing pessoal e o potencial empreendedor, identificando as situações em que os pode aplicar; • Desenvolver uma atitude crítica de reflexão pessoal e profissional conducente a um processo de autoformação que se enquadre numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. METHODOLOGY: O curso Marketing Pessoal, Competências Empreendedoras e Percursos Profissionais será ministrado em conformidade com o Modelo Pedagógico adotado pela Universidade Aberta, em EaD, na modalidade online-classe virtual, com recurso à plataforma de e‐learning Moodle. ASSESSMENT: (Português) Durante o curso o formando deve participar nos fóruns de discussão que serão disponibilizados, para além de realizar as atividades de aprendizagem propostas. No início da ação serão fornecidos os critérios e parâmetros de avaliação que passarão por: modelo de avaliação contínua. A classificação final dos formandos depende do resultado do trabalho desenvolvido ao longo da ação. A avaliação contínua terá uma ponderação de 100%, obedecendo aos seguintes critérios: participação nas sessões, aferidos pelos comentários, pesquisa bibliográfica, contributos temáticos e realização dos trabalhos solicitados. A conclusão desta ação de formação é reconhecida com a atribuição de um certificado de formação. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Monday August 2nd, 2021