> (Português) MEDIA TRAINING CREDITS / ECTS: (Português) 2 DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Diogo Casanova e Sérgio Felgueiras TEACHER: Teresa Botelheiro START: 2024-09-17 END: 2024-11-15 APPLICATIONS FROM: 2024-06-20 APPLICATIONS UNTIL: 2024-08-13 COST: (Português) Gratuito (financiamento PRR) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) A presente Microcredencial, Media Training, destina-se a capacitar um profissional que pretenda atuar como porta-voz de uma organização. A formação irá ajudá-lo a adotar conhecimentos e competências para se posicionar em relação à comunicação social. Serão simuladas situações de comunicação de crise, onde o porta-voz será confrontado pelos diferentes meios de comunicação, em situação de entrevista, direto, conferência de imprensa ou na elaboração de comunicados de imprensa (press realease). As particularidades da comunicação através das redes sociais, diferentes dos meios de comunicação tradicionais, seja pela sua ampla difusão, seja pela brevidade e eficácia que as mensagens devem ter, vão ser também abordadas na formação. Atendendo à importância que a comunicação social tem na formação da opinião pública, é fulcral para os profissionais saberem comunicar garantindo ao mesmo tempo a clareza da informação e o sigilo necessário ao desempenho das suas funções. RECIPIENTS: (Português) Profissionais com interesse em adquirir competências em técnicas de comunicação organizacional. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) • Escolaridade mínima: 12.º ano de escolaridade ou equivalente; • Residência em Portugal, durante a frequência da formação. CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO: 1º Ter realizado a candidatura completa; 2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025. Se for o caso, no formulário da candidatura selecionar na “Entidade patronal”: Associado do Turismo de Portugal, SONAE, Polícia de Segurança Pública ou Associado da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias). 3º Ordem cronológica do registo da candidatura. • Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras) GOALS: (Português) • Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da escrita e imagem, de forma a habilitá-lo pedagogicamente a compreender/escrever textos jornalísticos; • Utilizar técnicas de escrita narrativa: princípios, fontes e pesquisa, técnicas base, géneros e formatos; • Utilizar técnicas e metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação corporativa: texto jornalístico/informativo, relações públicas, press release, discursos, apresentações e comunicações internas; • Compreender e dominar as técnicas de televisão, nomeadamente, em momentos de crise; • Desenvolver estratégias eficazes para que se torne num entrevistado requisitado. METHODOLOGY: Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores. As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas previamente agendadas, para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares. Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores, ASSESSMENT: (Português) Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma. A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores. LAST UPDATE: Wednesday August 14th, 2024