> (Português) Pós-graduação em Inovação Digital e Business Analytics CREDITS / ECTS: (Português) 36 ECTS DURATION: (Português) 936 horas COORDINATOR: Maria do Rosário Bernardo, Pedro Isaías, Mário Carrilho Negas VICE COORDINATOR: José António Porfírio, António Eduardo Martins START: 2025-09-23 APPLICATIONS FROM: 2025-05-27 APPLICATIONS UNTIL: 2025-07-27 COST: (Português) 1800€ (acrescido taxa candidatura 45€) * Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) O foco principal da Pós-graduação em Inovação Digital e Business Analytics é fornecer aos/às estudantes uma compreensão profunda de como as tecnologias disruptivas estão a remodelar o cenário dos negócios e como as ferramentas de business analytics e as estratégias de business intelligence podem, e devem, ser utilizadas para prosperar nesta era de mudanças rápidas. Este curso explora alguns cenários onde as mais recentes inovações disruptivas, tendências de comércio digital e técnicas analíticas avançadas impulsionam a transformação digital em todos os setores da atividade económica. No ambiente de negócios atual, a transformação digital é essencial. Este curso capacita as/os estudantes com o conhecimento e as competências necessárias para liderar e navegar na mudança digital de forma eficaz com base nos conhecimentos oriundos dos dados. A pós-graduação enfatiza a aplicação à prática empresarial e de negócio de tecnologias disruptivas e business intelligence, possibilitando que as/os estudantes possam aplicar imediatamente o que aprenderam na sua organização. RECIPIENTS: (Português) • A Pós-Graduação em Inovação Digital e Business Analytics destina-se a profissionais que pretendem desenvolver conhecimentos relacionados com as ferramentas de business analytics, estratégias de business intelligence, e inovação e transformação digital. • É dada preferência a licenciados oriundos das áreas da Gestão, Economia ou afins, não se excluindo outras licenciaturas. • A pós-graduação permite assim também a reorientação de carreiras profissionais para estas áreas. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Podem candidatar-se a este curso: a) as/os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas da Gestão, Economia, e outros titulares do grau de licenciatura em áreas afins ou com atividade profissional relevante face aos objetivos do curso; b) as/os titulares de um grau académico superior, obtido no estrangeiro, que tenha sido conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo; c) as/os titulares de um grau académico superior obtido no estrangeiro que seja reconhecido, pelo Conselho Científico da UAb, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d) quem, não sendo titular de formação superior, possuir experiência profissional nas áreas da inovação digital ou business analytics; e) as/os detentoras/es de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como satisfazendo os objetivos e as capacidades necessárias para a realização deste ciclo de estudos; f) titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da pós-graduação. GOALS: (Português) A pós-graduação apresenta os mais recentes desenvolvimentos em tecnologias disruptivas e estratégias de inovação digital, garantindo que os participantes aprendam as informações mais atuais e relevantes. O curso é destinado a todos/as que desejam adquirir, ou fortalecer, os seus conhecimentos em inovação digital, business intelligence e business analytics, visa promover uma formação integrada, combinando a aplicação prática com um conjunto sólido de conceitos teóricos. • As/Os estudantes terão a oportunidade de consolidar skills e conhecimentos no âmbito da Nova Economia, especialmente no que diz respeito à gestão de negócios com meios digitais, gestão de inovação e a criação de novos negócios, com base em conhecimento oriundo dos dados. Através desta pós-graduação as/os estudantes poderão explorar ferramentas envolvendo sistemas de informação, business intelligence, business analytics, estratégia, planeamento e gestão. • As/Os estudantes terão a oportunidade de criar redes de contactos com colegas e especialistas das áreas em estudo, promovendo relacionamentos profissionais valiosos que podem impulsionar as suas carreiras profissionais. CONTENTS: (Português) Para mais informações veja o Guia de Curso. A Pós-graduação em Inovação Digital e Business Analytics (36 ECTS) está estruturada em dois semestres letivos com 6 unidades curriculares (UC), todas obrigatórias, precedidas do módulo Integração e Ambientação ao Contexto de e-learning. • 1.º Semestre UC: Transformação Digital e Evolução dos Negócios UC: Business Intelligence e Aplicações UC: Business Analytics • 2.º Semestre UC: Business Plan e Negócios Inovadores UC: Seminário de Inovação Digital e Business Analytics UC: Projeto Aplicado SKILLS: (Português) A Pós-Graduação em Inovação Digital e Business Analytics oferece aos/às estudantes a oportunidade de desenvolverem, no conjunto das unidades curriculares, as seguintes competências: • Formular e executar estratégias digitais para organizações, alinhando-as com os objetivos de negócios. • Compreender e avaliar o impacto das tecnologias emergentes nos modelos de negócios. • Analisar dados para extrair informações valiosas para a tomada de decisões. • Capacidade de tomar decisões informadas com base em dados e relatórios. • Aplicar os conhecimentos a um domínio emergente na prática de casos reais, estudos de caso e projetos. As competências adquiridas visam tornar a experiência de aprendizagem altamente prática e relevante. METHODOLOGY: Na Pós-Graduação em Inovação Digital e Business Analytics é adotado o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, para o 2.º ciclo de estudos superiores. Este modelo orienta-se pelos seguintes princípios: • Ensino centrado no estudante, o que significa que ele é ativo e responsável pela construção de conhecimento. • Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades), o que significa a ausência de imperativos temporais ou espaciais. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona, o que permite a não-coincidência de espaço e não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processam à medida que é conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, refletir, dialogar e interagir. • Ensino baseado na interação diversificada quer entre estudante-docente quer entre estudante-estudante, quer ainda entre o estudante e os recursos. Este princípio concretiza-se em dispositivos de comunicação variados que o docente planeia e concebe de acordo com a sua estratégia pedagógica. • Ensino promotor de inclusão digital, entendida como a facilitação da utilização das Tecnologias de Informação e da Comunicação, como também o desenvolvimento de competências para a análise e produção de informação digital. ASSESSMENT: (Português) Avaliação em cada uma das unidades curriculares implica a coexistência de duas componentes: • Avaliação contínua (60%), a qual incide sobre as várias atividades desenvolvidas ao longo do semestre; • Avaliação final (40%), a qual consiste na apresentação de um trabalho final. Cada uma destas componentes terá a classificação expressa, numa escala quantitativa, de 0 a 20 valores. A conclusão da pós-graduação requer a aprovação em todas as unidades curriculares, com uma classificação igual ou superior a 10 valores, sendo reconhecida com a atribuição de um Diploma de “Estudos Pós-Graduados em Inovação Digital e Business Analytics”. A classificação final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e corresponderá à média aritmética ponderada das classificações em cada unidade curricular, arredondada às unidades. O coeficiente da ponderação referido anteriormente é igual ao número de unidades de crédito no sistema ECTS fixado para cada unidade curricular. APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Monday May 26th, 2025