> (Português) Pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica – Recursos Agroflorestais e Ambientais (UAb/ IPCB) CREDITS / ECTS: 60 DURATION: 1560 horas COORDINATOR: Cristina Maria Martins Alegria (IPCB), Jorge Trindade (UAb) VICE COORDINATOR: Pedro Pereira, Paulo Fernandez START: 2024-11-05 APPLICATIONS FROM: 2024-06-28 APPLICATIONS UNTIL: 2024-09-15 COST: 1750€ (acrescido taxa candidatura 40€) Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: >> >> Curso oferecido ao abrigo da parceria entre a Universidade Aberta e o Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este curso de Pós-Graduação em “Sistemas de Informação Geográfica em Recursos Agro Florestais e Ambientais” surge como objectivo de formar técnicos capacitados para liderar a concepção e desenvolvimento de SIG adaptados às exigências das empresas, das entidades públicas e da sociedade. A presente proposta responde às necessidades de formação avançada no domínio dos Sistemas de Informação Geográfica. Está organizada de modo a cobrir um conjunto de áreas com aplicação premente e atual, ao mesmo tempo que apresenta uma orientação para suportar o desenvolvimento futuro nestes domínios e das organizações intervenientes. Ao ser suportada no recurso a novas tecnologias (ensino online), permite aos destinatários um acesso ao conhecimento especializado, minimizando os gastos de tempo e dinheiro que a deslocação a um local requer. Por outro lado, permite a aplicação dos conhecimentos à realidade em que está inserido, ao mesmo tempo que possibilita a partilha de experiências com pessoas de locais diferentes. Ainda que a estrutura do curso tenha por referência a realidade nacional, os conceitos e a problemática abordada são de aplicação universal, pelo que este curso na vertente online pode ser uma proposta interessante de carácter internacional, nomeadamente para países de língua portuguesa. RECIPIENTS: O público-alvo desta pós-graduação compreende indivíduos que em termos profissionais desempenham ou pretendem desenvolver atividades no espaço lusófono como: • Técnicos ou Responsáveis locais, municipais, regionais e nacionais ligados ao Ordenamento do Território, à Gestão Florestal e Agrícola, à Gestão e Monitorização Ambiental, e à Avaliação de Riscos Naturais e Impactes Ambientais; • Técnicos que realizem atividades direta ou indiretamente relacionadas com SIG, designadamente, Cartografia e Cadastro, Ambiente, Planeamento e Ordenamento do Território. • Outros elementos com responsabilidades ou interesses nestas áreas. ATTENDANCE CONDITIONS: Os destinatários desta proposta são indivíduos com formação superior (nível mínimo de 1º ciclo do ensino superior), com literacia informática que lhes permita a utilização das tecnologias de ensino a distância. Preferencialmente com conhecimento de inglês ao nível de leitura. Poderão ser admitidos candidatos que demostrem, através do seu currículo disporem de capacidade técnica e científica para acompanharem o curso. Estima-se uma necessidade de dedicar 13 horas por semana em atividades letivas. GOALS: Conhecimento aprofundado sobre os SIG que permita uma visão integrada dos princípios e das tecnologias da área; Conhecimento aprofundado da utilização e aplicação das ferramentas e técnicas mais adequadas e actuais na área dos SIG; Conhecimento de problemas de carácter geoespacial e capacidade para resolvê-los desde diferentes perspectivas. Capacidade de comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos, na elaboração de projetos e estudos no âmbito da área de formação e respetiva fundamentação sob os aspetos científicos e técnicos relevantes, não esquecendo as questões éticas associadas. Capacidade de construção, implementação e exploração de SIG adaptados às necessidades das organizações na área da agricultura, floresta, ambiente e território. CONTENTS: Para mais informações veja o Guia de Curso MÓDULO AVANÇADO 1: FERRAMENTAS DE ANÁLISE ESPACIAL Unidades Curriculares: 1 a 8 - Ciência de Informação Geográfica - Bases de Dados Geográficos - Sistemas de Informação Geográfica - Vetorial - Cartografia Digital - Sistemas de Posicionamento Terrestre e Espacial - Deteção Remota – Processamento de Imagem - Sistemas de Informação Geográfica - Raster - Geoestatística MÓDULO AVANÇADO 2: APLICAÇÕES EM RECURSOS AGROFLORESTAIS E AMBIENTAIS Unidades Curriculares: 9 a 11 OPCÃO 1*: - Geoinformação em Cadastro - Veículos Aéreos Não Tripulados na agricultura de precisão - Planeamento e Gestão Florestal - Modelação em Recursos Naturais OPÇÃO 2**: - Sistemas Espaciais de Apoio à Decisão - Modelação Hidrológica - Avaliação e Gestão de Riscos Naturais - Planeamento e Ordenamento do Território - Promoção do rural - Projeto SIG (UAb/IPCB) (Condicionada à frequência com aproveitamento do curso 1) *Das unidades curriculares constantes na opção 1 deve o estudante escolher uma e apenas uma. ** Das unidades curriculares constantes na opção 2 deve o estudante escolher uma e apenas uma. SKILLS: Possuir os conhecimentos técnicos na área dos SIG e capacidade para realizar a sua aplicação de forma adequada em novas situações. Dominar as técnicas de aquisição e representação de dados espaciais; Aplicar conhecimentos informáticos relacionados com os SIG; Dominar os processos e as ferramentas para armazenamento e gestão de dados espaciais, análise espacial e modelação geográfica; Dominar o desenvolvimento de projetos SIG aplicados à agricultura, floresta, ambiente e ao ordenamento do território; Aplicar e desenvolver metodologias para exploração da informação e extração de conhecimento estruturado para apoio à decisão; Colaborar no desenvolvimento de soluções inovadoras aplicáveis à gestão agrícola, florestal, ambiental e do território; Dominar a aplicação de modernas técnicas de disponibilização e acesso a informação de natureza espacial. METHODOLOGY: A metodologia seguida neste curso é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta para formações avançadas a desenvolver em regime de e-learning. A forma de trabalho utilizada nesta pós-graduação compreende: (1) a leitura individual e reflexão sobre os conteúdos disponibilizados ou sobre temas obtidos pelos formandos, (2) a partilha da reflexão e do estudo entre os formandos, (3) o esclarecimento de dúvidas nos fóruns moderados pelos formadores-tutores e a (4) realização das atividades propostas. A leitura e a reflexão individuais devem acontecer ao longo de todo o processo de aprendizagem, constituindo um alicerce indispensável da participação nos fóruns previstos e da realização com sucesso das atividades programadas. A aprendizagem está estruturada por Tópicos. Em cada Tópico será criado um fórum moderado pelo formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o curso, para esclarecimento das dúvidas e das dificuldades sentidas e apresentadas pelos formandos, proporcionando assim uma possibilidade de interação permanente dos formandos entre si e com o formador. APPLICATION: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Tuesday June 25th, 2024