> (Português) TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADAS AO TREINO DE JOVENS CREDITS / ECTS: 2 ECTS / 5,2 Unidades de Crédito DURATION: 52 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD COORDINATOR: Pedro Sequeira START: 2019-05-06 APPLICATIONS FROM: 2019-03-27 APPLICATIONS UNTIL: 2019-04-22 COST: 67,5€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: >> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais. Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz. Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICAS APLICADAS AO TREINO JOVEM integra-se neste programa. RECIPIENTS: • Treinadores, Estudantes do Ensino Superior CONTENTS: 1) Enquadrar os conteúdos programáticos do curso Programa Nacional de Formação de Treinadores; Legislação de Enquadramento da atividade de treinador; Papel do treinador; Objetivos do Treinador de Jovens; O que é um treinador de sucesso? ; Perfil do treinador; 2) Instrução Comunicar informação de qualidade e demonstrar corretamente, a partir de um planeamento cuidado, consumindo o mínimo tempo da sessão; Utilizar o questionamento como método de ensino e de interação; Corrigir e avaliar a prestação dos atletas (Feedback – FB); Garantir a aprendizagem, eficácia, empenhamento, motivação e segurança dos atletas; 3) Feedback Pedagógico Tipos de feedbacks: Classificação dos feedbacks; Funções do feedback; Momento de aplicação; Conteúdo do Feedback; Reforço; 4) Questionamento Objetivo do questionamento; Tipos de perguntas; Momento de aplicação; 5) Estratégias de Gestão Objetivo das estratégias de gestão; Estratégias de gestão e plano de treino; Aumentar o tempo útil de treino; Aumentar o tempo disponível para a prática; Maximizar o tempo potencial de aprendizagem TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA APLICADAS AO TREINO DE JOVENS 2; 6) Clima Relacional Definição de Disciplina; Definição de clima relacional; Definição de comportamentos apropriados e inapropriados; Modelos e estratégias de intervenção face ao tipo de clima – contexto; 7) A sessão de treino: estratégias para rentabilizar a sua estrutura e organização Redução do tempo na sessão de treino; Estratégias para maximizar o tempo disponível para a prática; Estratégias para maximizar o tempo de compromisso motor; 8) Estratégias para o ensino do jogo As nossas propostas para as intervenções pedagógicas nos treinos do futuro dividem-se em quatro fatores que julgamos serem fulcrais no treino do futuro: 1º fator – velocidade 2º fator – intensidade 3º fator – contacto físico 4º fator – individualização. BIBLIOGRAPHY: • Armour, K. (2011). Sport Pedagogy. An introduction for teaching and coaching. Harlow. England. Pearson Education Limited; • Coelho, O. (2004). Pedagogia do Desporto. Contributos para uma compreensão do desporto. Lisboa: Livros Horizonte; • Mesquita, I. (1997), Pedagogia do Desporto. A formação em jogos desportivos coletivos. Livros Horizonte, Lisboa; • Rosado, A., Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Lisboa: Edições FMH; • Sarmento, P. (2010). Pedagogia do Desporto e Observação. Lisboa Edições FMH; • Sarmento, P., Rosado, A, Rodrigues, J. (2000), A Formação de Treinadores Desportivos. Rio Maior: Edições ESDRM. SKILLS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: • Aplicar procedimentos de comunicação adequados ao treino de jovens; • Desenvolver boas práticas de feedback; • Aplicar técnicas e procedimentos adequados com vista à rentabilização do treino de jovens METHODOLOGY: As atividades de ensino-aprendizagem relativas às diversas unidades de formação deste curso funcionam em regime online, completamente virtual, com recurso a uma plataforma de e-learning. • Métodos Ativos (Discussão através dos fóruns); • Método Expositivo (Exposição através de Slides e de textos); • Método Interrogativo (Formulação de Perguntas através dos fóruns) ASSESSMENT: Avaliação formativa, através da dinâmica dos fóruns, em termos do debate promovido. No final do curso o formando deverá elaborar uma reflexão pessoal baseada nas suas participações no fórum e na documentação de apoio do curso. Componentes da avaliação: Avaliação formativa – 60% Reflexão pessoal – 40% LAST UPDATE: Thursday September 13th, 2018