> (Português) Voz, Dicção e Teatralização de Contos CREDITS / ECTS: (Português) 2 ECTS DURATION: (Português) 52 horas COORDINATOR: Isabel Falé TEACHER: Maria João Miguel START: 2024-04-16 APPLICATIONS FROM: 2024-02-20 APPLICATIONS UNTIL: 2024-03-31 COST: (Português) 153€ Sorry, this entry is only available in Português. FRAMEWORK: (Português) Este curso foi criado e desenhado para responder às necessidades de quem gostaria de aprender ou melhorar o ofício de contar uma história. Serão 52 horas de compreensão e contextualização do papel do contador de histórias, de reflexão sobre os objetivos de cada formando e uma exposição de técnicas de voz, de teatralização e de consciência física que auxiliam o desempenho do contador. Todos nós nascemos com a capacidade de comunicar e de nos expressarmos, contudo, precisamos de estimulá-la para a ativar e ampliar. Contar histórias é diferente de representar histórias, mas em ambas as situações são reveladas personagens e emoções. Na arte da oralidade é necessário desenvolver técnicas de voz e de consciência física, mas é na escuta do que somos que iremos descobrir quais as técnicas de teatro que se adequam mais ao perfil de cada um. Compreendemos que é na escuta da história do contador e na autoescuta dos propósitos de cada um, que seremos capazes de encontrar a identidade de cada contador de histórias. Este é o desafio deste curso: Escutar, tal como ancestralmente faziam os contadores de histórias. E Autoescutar. Quem sou? O que quero fazer na minha hora do conto, porquê e como é que o posso fazer? Estas são algumas das perguntas que gostaríamos de ajudar a responder ao longo deste curso. RECIPIENTS: (Português) Técnicos de Biblioteca. Público em geral. ATTENDANCE CONDITIONS: (Português) Constituem pré-requisitos fundamentais para a frequência deste curso o acesso a um computador com ligação de banda larga à internet e conhecimentos de informática na ótica do utilizador (nomeadamente competências de navegação e pesquisa). GOALS: (Português) O presente curso constitui a primeira etapa para alcançar competências que permitem ao formando ser independente na elaboração e apresentação pública de momentos como a Hora do Conto. OBJETIVOS GERAIS - A consciência do corpo, do olhar e da voz enquanto instrumentos de comunicação de um texto, de uma ideia ou de uma emoção; - Conhecer a morfologia do Aparelho Fonador; - Conhecer exercícios que auxiliem a comunicação e interpretação; - Analisar dramaturgicamente as histórias de modo a retirar delas os momentos-chave para cativar a atenção do espectador; - Criar ambientes que acolham as histórias e os ouvintes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - preparar a sala para o momento da leitura; - dominar o momento de introdução a uma história; - dominar os meios de comunicação, tais como o olhar, a expressão facial e a voz; - consciência do nariz como meio de condução da atenção (técnica da máscara) - utilizar as mãos e todo o corpo como veículo de expressão; - autoconsciência vocal e conhecimento das características da voz; - compreender a importância do tempo e da qualidade da palavra; - conhecer o aparelho fonador de modo a tirar partido dele; - consciência e conhecimento da respiração e da gestão do ar; - conhecer os cuidados a ter com a saúde e higiene vocal, preparação e manutenção de uma fonação saudável; - compreender o conceito “contexto do espaço” de modo a que a comunicação abarque todo o espaço; - utilizar os momentos chave das histórias de modo a cativar a atenção do público; - escutar o público de modo a fazer-se escutar também. CONTENTS: (Português) Serão abordados três temas ao longo das primeiras 3 semanas e na última semana será realizada uma apresentação de A Hora do Conto. 1 semana antes do início do curso - AMBIENTAÇÃO / INTRODUÇÃO Ambientação online e conhecimento do roteiro de aprendizagem. 1.ª semana – QUAL O MEU SOM? Vocabulário: voz; aparelho fonador, respiração. Conhecer a própria voz. Conhecer o Aparelho Fonador. Identificar as fragilidades e recorrer aos meios disponíveis para as ultrapassar. Conhecer o corpo e utilizá-lo como auxiliar no ato de contar uma história. Aliar a respiração ao olhar. 2.ª semana – O INFINITO DO MEU CORPO Vocabulário: Corpo, respiração, olhar. Conhecer o corpo e a sua respiração. Conhecer os limites do corpo e ultrapassá-los. O Corpo e o Espaço. Dar vida ao corpo. Dar vida às palavras através da voz e do corpo. O tempo e a qualidade da palavra. O nariz enquanto foco de atenção e de comunicação (técnica da máscara). 3.ª semana – ERA UMA VEZ… UM CONTO Que história contar e porquê? Definição de objetivos com o conto. Dramaturgia e descoberta dos momentos chave. 4.ª semana – A HORA DO CONTO Elaboração de um momento da hora do conto. Trabalho gravado e enviado. BIBLIOGRAPHY: (Português) BITENCOURT, R. B. (2009). As novas tecnologias e a contação de histórias em sala de aula em https://www.webartigos.com/artigos/as-novas-tecnologias-e-a-contacao-de-historias-em-sala-de-aula/13659/ BUSATTO, C. (2011). “Paiquerê Piquiri Fiietó, um experimento com as linguagens”. In PRIETO, B. Contadores de Histórias – um exercício para muitas vozes. Rio de Janeiro: Prieto Produções Artísticas, pp. 101-103. (http://cajuinas.blogspot.com/2011/11/contadores-de-historias-um-exercicio.html BUSATTO, C. (2011). Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Editora Vozes. BUSATTO, C. (2011). A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis: Editora Vozes. METHODOLOGY: Funcionando integralmente em regime de e-learning, este curso poderá ser frequentado por estudantes em qualquer parte do mundo. ASSESSMENT: (Português) Avaliação contínua totalmente a distância: Avaliação sumativa ao longo do curso (40%, assíncrona); Avaliação sumativa final (60%, assíncrona). APPLICATION: (Português) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) LAST UPDATE: Friday February 16th, 2024