Projetos

CAPP-ODS – Capacitar a Administração Pública Portuguesa com Impacto Efetivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Este projeto tem como objetivo desenhar um modelo de capacitação (i.e. conteúdos, modelo pedagógico e modelo de implementação) tendo por ambição alcançar no futuro após projeto grande parte dos 750 mil funcionários públicos em Portugal nos próximos anos. Trata-se de uma tarefa complexa, pelos diferentes níveis de responsabilidades da AP (i.e. dirigentes, técnicos), de âmbitos muito distintos (e.g. saúde, administração interna, educação, forças de segurança) com impacto geográfico diverso (i.e. central, regional, local).

A partir de uma análise de benchmarking nacional e internacional sobre formas de capacitação da AP para o desenvolvimento sustentável, de workshops com organismos selecionados e com os principais responsáveis da formação na AP (INA e IGAP), é viável alcançar aquele objetivo e verter o seu conteúdo num documento de política (Policy brief) com vista à sua apropriação pela Presidência do Conselho de Ministros.

A proposta do projeto CAPP-ODS insere-se na linha temática 9. Formação profissional dos trabalhadores da Administração Pública, incluída na AGENDA DA ESTRATÉGIA PT 2030: Digitalização, inovação e qualificação como motores do desenvolvimento.

O projeto irá propor um modelo de formação profissional eficaz que atenda às necessidades do setor público em matéria de sustentabilidade (com impacto direto em múltiplas áreas de políticas públicas como energia, combate à pobreza, mobilidade, salvaguarda da biodiversidade terrestre e dos oceanos, pescas e agricultura e florestas, entre outras).

A equipa envolvida tem vasta experiência em práticas de formação, seja em ambiente académico ou em modelos inovadores. O projeto conta com parceiros (município de Guimarães, Tribunal de Contas e CCDR Centro) que se disponibilizam a testar o(s) modelo(s) a desenvolver, garantindo que a proposta final esteja adequada à realidade nacional.

A ambição deste projeto é propor ao governo Português um Programa de capacitação que possa vir a ser implementado e que tenha como principal impacto tornar, num período de 5 anos, a APP bem informada e com competências para garantir que o desenvolvimento de Portugal esteja alinhado com o desenvolvimento sustentável e em particular com os ODS e políticas associadas.

 


   

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO