Aconteceu, no dia 19 de janeiro, a 57ª sessão do Clube de Leitura do Sabugal, intitulada ‘Avô e Neto – Duas escritas, uma sessão’, na qual recebemos dois autores da mesma família, mas de gerações diferentes.
O encontro começou com o avô, José Ramajal Teixeira, de 92 anos, antigo capitão da GNR, natural dos Forcalhos, que desde cedo guardou em cadernos histórias da terra, costumes da região, poemas e memórias do quotidiano rural. Esses escritos, simples e intemporais, deram origem ao livro “O Canto da Raia” (2025), uma dupla referência ao canto poético que compõe a primeira parte da obra e ao canto geográfico formado pelos Forcalhos junto à fronteira com Espanha.
De seguida, foi a vez do neto, Miguel Teixeira Lourenço, de 36 anos, falar de uma experiência de vida transformadora que atravessou recentemente. No seu livro “Filosofia Popular de Sobrevivência ao Cancro” (2025), reflete sobre a doença oncológica e a necessária reconstrução pessoal. Com o público, partilhou de jeito leve e descontraído memórias e reflexões pessoais sobre a luta contra a doença e sobre a nova perspetiva de vida após o diagnóstico.
Neste encontro, avô e neto entregaram-se à conversa com generosidade e espontaneidade, contribuindo para um momento emotivo e caloroso, saudado pelos participantes. Demonstraram, cada um à sua maneira, que as palavras dão forma à verdade de cada experiência vivida e que a escrita estabelece ligações entre gerações.
O Clube de Leitura do Sabugal é uma organização conjunta do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta e do Município do Sabugal.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO