Adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro: Quem são eles?

 

Aconteceu no dia 19 de abril de 2024, a 2ª palestra online do Ciclo de Palestras Online sobre Psico-Oncologia, intitulada, Adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro: Quem são eles?

Este Ciclo de Palestras Online pretende prestar esclarecimentos em matéria relativa à doença oncológica, com especial foco, nesta 2ª palestra, nos mais jovens.

A sessão foi moderada por Sara Monteiro, docente da Universidade Aberta, e teve como palestrante, Maria Carolina Neves, Bolseira de Doutoramento em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, no CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto e no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em colaboração com o Radboud University Medical Centre.

Foram apresentados dados que revelam que o cancro é a principal causa de morte por doença em adolescentes e jovens adultos. Contudo, é assente que ainda se compreende muito pouco sobre o impacto que um diagnóstico de cancro pode ter nestas idades para os jovens. Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer realidades acerca de quem são os adolescentes e jovens adultos sobreviventes de cancro e o que os distingue de outros grupos etários, como crianças e adultos. Também pretendeu descortinar qual a prevalência do cancro em adolescentes e jovens adultos e quais os diagnósticos mais comuns nestas idades. Os desafios e necessidades específicas destes jovens, bem como, o diagnóstico de cancro pode afetar a sua saúde mental e a dos seus cuidadores.

Esta iniciativa, de modo genérico, procurou ainda dar a conhecer mais sobre a realidade que afeta tantos jovens a nível mundial.

A organização do evento foi da responsabilidade dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta em Ansião, Grândola, Praia da Vitória, Madeira, Mêda, Reguengos de Monsaraz, Sabugal, São João da Madeira e Silves, em parceria com Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, da Universidade Aberta, Centro de Psicologia da Universidade do Porto e Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

 

  

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