52ª Sessão Clube Leitura Sabugal

 

No dia 15 de abril, a Biblioteca Municipal do Sabugal recebeu Georgina Ferro, autora do livro Na Janela do Tempo – Tradição, Contrabando e Emigração (Edições Colibri, junho de 2024). A escritora, a residir no Alentejo, nasceu em Manteigas, em 1948, e cresceu em Aldeia do Bispo, Sabugal, até aos 9 anos.

Dotada de uma sensibilidade ímpar, Georgina Ferro é reconhecida, através da sua escrita, como uma fiel guardiã das memórias beirãs, que descreve com a mestria e o orgulho de quem nunca se esqueceu das suas raízes. No livro apresentado, os contos evocam histórias de emigração, relações de amizade, de vizinhança, de trabalho que, apesar de fictícias, assentam em factos reais e reproduzem com autenticidade lugares e pessoas. Nas linhas de cada narrativa, repletas de lembranças, afetos e emoções, ecoam as vivências de quem privou de perto com o duro labor quotidiano de um passado mais ou menos longínquo. Cada peripécia recorda com saudade e ternura de episódios que deixaram marcas indeléveis na memória da autora e lhe moldaram a personalidade.

A sessão representou uma verdadeira homenagem ao passado e suscitou a partilha de muitas histórias por parte do público. A autora evocou com emoção o gosto de voltar ao Sabugal e apelou reiteradamente à valorização dos pais e avós, lembrando o sacrifício que muitos fizeram para deixar uma vida melhor aos filhos, e que define como a motivação basilar da sua obra.

A organização do Clube de Leitura do Sabugal está a cargo do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, em parceria com o Município.

 

        

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO