Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior

 

O primeiro Ciclo de Palestras “Investigação e Comunicação Científica no Ensino Superior” realiza-se em abril e apresenta-se com 3 sessões temáticas acessíveis online. Tem a curadoria científica do Departamento de Humanidades e do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta (UAb) e é organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da região Centro (Abrantes, Ansião, Cantanhede, Mêda e Sabugal). Destina-se exclusivamente a todos os estudantes da UAb e aborda temas relativos à pesquisa e à escrita académica no ensino superior.

A primeira sessão acontece a 9 de abril, às 18h30, e é dinamizada pela professora Carla Alexandra Gonçalves, docente da UAb e investigadora no Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte (GEMA), no Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP/FCT/UC). Versa sobre o conceito de ciências sociais e humanas, recuando ao que se estima ser a ciência e o conhecimento científico. Analisa, também, quais os principais problemas que se colocam à ciência na contemporaneidade e o que faz dos saberes sociais e humanos um corpo de conhecimentos a que se chama científico.

A segunda palestra tem lugar no dia 16 de abril, às 18h30, e é promovida pelo professor Paulo Nunes da Silva, docente da UAb e investigador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC). Nesta sessão sobre estilo(s) académico(s), o docente debruça-se sobre os mecanismos de escrita que caracterizam o estilo exigido no ensino superior.

A terceira e última palestra ocorre no dia 23 de abril, às 18h30, e é dinamizada pelo professor Leonel Morgado, docente da UAb e nvestigador Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologias e Ciências (INESC TEC), no centro HumanISE – Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação. Aborda o conhecimento científico na perspetiva das Ciências Tecnológicas e introduz os conceitos de produção de conhecimento segundo três categorias de objetivos: validar, compreender ou modificar.

Link para ficha de inscrição:  https://forms.gle/81kqdUhmhNEf7dJq6

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO