Projeto Europeu Uptake ICT

No dia 5 de junho, decorreu no Salão de Atos do Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, a conferência de encerramento do Projeto Uptake ICT.

O projeto #Uptake_ICT2life-cycle: digital literacy and inclusion to learners with disadvantaged background# foi apoiado pelo programa ERASMUS +, Key Action 2 | Adult Education (Project nº 2014-1-PT01-KA200-001084) e contou com a colaboração, quer de instituições de Ensino Superior, quer de empresas, tendo como principal objetivo o combate à iliteracia digital.

Trata-se de um projeto ganhador, de iniciativa portuguesa, que aliou a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e a Universidade Aberta com parceiros da Itália (Università di Roma – La Sapienza), do Reino Unido (University of Strachclyde – Escócia) e da Alemanha (Praxis und Wissenschaft – Munique).

A conferência de encerramento teve como objetivo, não só divulgar os resultados alcançados, mas também promover uma reflexão alargada sobre boas práticas nas áreas da literacia digital e da inclusão. Assim, para além de representantes dos vários parceiros do projeto, a conferência contou ainda com as intervenções de Sofia Marques da Silva (da Universidade do Porto), que apresentou o programa INCode 2030, e de Rui Gato (da Agência Portuguesa Erasmus +), que destacou diversas prioridades ao nível da educação de adultos.

O projeto Uptake ICT constituiu, para mim e para todos os intervenientes, uma oportunidade de intervenção junto da sociedade em geral, especialmente junto de populações mais desfavorecidas (porque vivem em regiões mais remotas e periféricas, enfrentam alguma forma de exclusão social, ou que tiveram de abdicar do seu percurso educacional), por forma a impulsionar e/ou a melhorar o seu grau de literacia digital.

A participação na criação de conteúdos educativos de vários níveis (básico, intermédio e avançado) e respetivas orientações didáticas, bem como a experiência de trabalhar colaborativamente em dois MOOCs de grande pertinência social (um deles sobre Literacia Digital e o outro sobre Empregabilidade Digital), e ainda a elaboração de artigos científicos de divulgação do projeto foram, sem qualquer dúvida, experiências estimulantes e enriquecedoras.

Com efeito, na minha opinião, um dos grandes desafios que as Instituições de Ensino Superior têm de aceitar a curto prazo é o da sua aproximação ao mundo exterior, não académico. Este processo pode concretizar-se graças a uma maior aposta na aprendizagem informal, uma via que permite chegar às populações mais díspares, cativando-as para a descoberta de novos horizontes e para possibilidades de reconversões profissionais, animando-as ainda a enveredar por vias mais seguras de aperfeiçoamento pessoal e de utilidade social.

Considero que foi precisamente este caminho que o projeto UptakeICT ajudou, em parte, a desbravar, daí a satisfação da equipa relativamente aos bons resultados alcançados.

 

Informações mais detalhadas sobre o projeto Uptake ICT estão acessíveis online.

 

 

Isabel Barros Dias
Coordenadora de equipa na Universidade Aberta, instituição parceira do projeto Uptake ICT
Docente do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta

Newsletter UAb #101 – junho 2017