2021: perspetivas e desafios

Cada novo ano que se inicia traz um conjunto de desafios, compromissos, desejos, sonhos e, também, imprevistos e obstáculos. E este não será diferente. Apesar da atual situação pandémica não dar sinais de abrandamento, anuncia-se com a promessa de que a vacinação em larga escala permita, a médio prazo, um progressivo retorno à normalidade das nossas rotinas quotidianas.

Em 2021, vamos continuar a praticar e a defender um Ensino a Distância assente na flexibilidade permitida pelas ferramentas e redes digitais, numa estrutura organizacional descentralizada e num modelo pedagógico virtual, que permite que as atividades letivas e académicas da nossa universidade decorram sem interrupções ou alterações significativas.

Com um compromisso renovado este será um ano de consolidação da UAb no universo da educação superior e da formação ao longo da vida, de forma clara e inequívoca, através de uma liderança forte e um planeamento estratégico que convoca todos os colaboradores a participar ativamente na afirmação do papel central da UAb no ensino superior português e em língua portuguesa.

Continuaremos a promover a educação superior a distância como um investimento com um inestimável valor acrescentado individual e coletivo, formando e capacitando, mais e melhor, os nossos estudantes e as pessoas que nos procuram para concretizar projetos interrompidos ou adiados, adquirir conhecimentos académicos fundamentais ou específicos, reciclar e ganhar novas habilitações ou simplesmente pela vontade e gosto de aprender mais e ao longo da vida.

A UAb irá continuar a apostar na investigação em ensino a distância, nomeadamente no desenvolvimento de ferramentas, metodologias e práticas pedagógicas orientadas para o sucesso das aprendizagens, a redução da taxa de abandono dos estudantes e a qualificação e melhoria da qualidade das abordagens educativas e de desempenho dos docentes.

Em 2021, mesmo em condições adversas e incertas, continuaremos a dar o nosso melhor para diminuir os impactos negativos da pandemia COVID-19 no sector da educação e da formação. Assim, a Universidade Aberta irá também apostar, para além da oferta formativa conducente a grau académico, em programas de formação em EaD à medida, de forma a contribuir para potenciar o capital humano e promover as competências digitais.

Reiteramos nosso compromisso de melhor servir os interesses da comunidade UAb e da sociedade civil, intensificando práticas de responsabilidade social e ambiental consubstanciadas numa cultura organizacional coerente, valores fortes partilhados e assumidos por todos.

 

 

 

Carla Padrel de Oliveira
Reitora da Universidade Aberta

 

Janeiro 2021 #145