480 anos de amizade Portugal-Japão

“Mono-no-aware e uma Saudade: As Histórias de um Encontro” é o tema da iniciativa que tem lugar no dia 6 de novembro, pelas 14h00, na Sala de Atos do Palácio Ceia – Universidade Aberta (UAb).

O evento que assinala os 480 anos da chegada dos portugueses a Tanegashima (Japão), em agosto de 1543, pretende refletir sobre as relações histórico-culturais entre os dois países. O título contém duas expressões associadas a sentimentos que se tocam na distância e no tempo, mas que se querem próximos nesta reflexão sobre a receção do Japão a Portugal. Tal como o termo “saudade”, “Mono-no-aware” também corresponde a um conceito de difícil tradução que revela a sensibilidade única dos japoneses.  Pode ser traduzido como a nossa ligação à natureza e a consciência de que tudo é efémero.

Na sessão, estão presentes diversos especialistas que apresentam diferentes perspetivas da história desse encontro:

  • João Paulo Oliveira e Costa, docente do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL);
  • José Eduardo Franco, diretor do Centro de Estudos Globais da UAb;
  • Ana Paula Avelar, professora do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da UAb
  • Alexandra Curvelo, docente do Departamento de História da Arte da  FCSH-UNL
  • Kazufumi Watanabe, investigador no Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.

Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Centros Locais de Aprendizagem do Montijo e da Madeira e do Centro de Estudos Globais .

O simpósio tem transmissão online e  requer inscrição prévia.

Programa

OUTUBRO 2023 #178