Está a decorrer a 9.ª edição do Prémio Ibero-americano em Ciências Sociais, promovido pelo Instituto de Investigação Social da Universidade Nacional Autónoma do México.
Organizado bienalmente, este certame tem por objetivo fomentar e promover o desenvolvimento e a investigação na área das Ciências Socias assim como a produção de investigação que contribua de forma substantiva para o conhecimento social.
Podem concorrer Investigadores em Ciências Sociais, com pelo menos 5 anos de experiência de investigação, em instituições da América Latina, Espanha e Portugal, nas áreas científicas de Sociologia, Ciência Política, Demografia e Antropologia Social.
Será premiado um artigo de investigação que dê um contributo de qualidade às Ciências Sociais, a qual deverá refletir-se numa abordagem original de problemas de investigação bem identificados ou emergentes no âmbito de qualquer uma das áreas científicas acima identificadas.
Os artigos científicos deverão ser apresentados em espanhol e cada candidato poderá submeter apenas um artigo a concurso. Poderão, no entanto, ser apresentados trabalhos em coautoria de não mais de duas pessoas.
O prémio consiste num valor pecuniário no montante de 120 mil pesos (cerca de 5000€) e na publicação do trabalho vencedor na Revista Mexicana de Sociologia do Instituto de Investigação Social da Universidade Nacional Autónoma do México.
A data-limite para envio de trabalhos por correio eletrónico é 16 de junho, até às 14h30 (hora local da Cidade do México).
Para mais informações consulte o regulamento do concurso.