A minha experiência Erasmus+

Gostaria de partilhar convosco algo que, na minha opinião, mostra como o ensino a distância permite ter experiências únicas e realmente enriquecedoras.

Em 2021, começou a minha aventura na Universidade Aberta ao mesmo tempo que estava a fazer um ano de voluntariado internacional através do Corpo Europeu de Solidariedade. Deste modo, no final desse ano, quando o programa terminou, estava num dilema, não sabia o que fazer! Procurava novas oportunidades e experiências enquanto estava a estudar e foi aí que encontrei o programa Erasmus+. Este programa é conhecido pelo intercâmbio entre universidades, no entanto, há possibilidades pouco exploradas, como os estágios internacionais. Logo, podemos trabalhar no estrangeiro, aprender uma nova língua e conhecer pessoas e outras culturas.

Assim que soube dessa possibilidade, comecei a explorar a página dos estágios e encontrei um professor assistente de inglês em França. Recomendo explorar essa página pois há imensas oportunidades interessantes.

O estágio permitiu-me ganhar experiência e confiança no mundo do trabalho, além de aprofundar o francês. O que inicialmente seriam cinco meses, converteram-se em 10, isto sem deixar de estudar!

Deste modo, graças à flexibilidade da Universidade Aberta, podemos combinar os estudos com o trabalho ou com outro tipo de experiências.

Recomendo a todos os que tenham a oportunidade de frequentar o Erasmus+, na vertente dos estágios, que o façam, pois é uma excelente forma de nos aproximarmos do mundo laboral enquanto estudamos.

 

Gonçalo Xavier
Estudante da Licenciatura em Estudos Europeus

FEVEREIRO 2023 #170