Foi mais do que um desafio académico — foi um percurso de superação, disciplina e aprendizagem constante, onde, a cada esquina, surgia uma nova oportunidade de aprender algo diferente e desafiante.
Muitos consideravam este objetivo “fora do tempo” — afinal, tenho 40 anos. “Estudar com essa idade?!”, diziam… Pois claro!
A idade é apenas um número, uma construção temporal que nos ajuda a imaginar um princípio e um fim. Nesse intervalo, sejamos felizes, façamos perguntas, porque perguntar sempre fez o mundo avançar.
Investir na educação é — e será sempre — um investimento com retorno garantido. É esta a mensagem que transmito à minha filha: aprender é um ato de coragem e de futuro.
Hoje, com orgulho neste marco, sigo para o próximo passo: a pós-graduação em Business Analytics. Pronto para unir pensamento crítico, visão estratégica e competências analíticas para transformar dados em decisões e desafios em oportunidades.
O meu agradecimento à Universidade Aberta e aos docentes que acompanharam este meu percurso, em especial ao Professor André Pereira Matos, incansável e sempre disponível. Para o ano encontrar-nos-emos no Mestrado.
Armando Fradão
Licenciado em Estudos Europeus
SETEMBRO 2025 #201