A produção científica no Repositório AbERTO | CEMRI

O Repositório Aberto (RA) é um acervo digital que reúne, preserva e promove o acesso aberto à produção intelectual da Universidade Aberta.

Os conteúdos estão organizados em três grandes grupos:

  1. Produção académica (Teses e Dissertações) produzida pelos estudantes;
  2. Produção dos autores UAb organizada em comunidades temáticas
  3. Recursos educacionais abertos (REA)

O CEMRI

Neste artigo, destacamos a produção científica dos docentes e/ou investigadores (grupo 2) do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), uma unidade de investigação científica creditada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que tem a UAb como instituição de acolhimento. A coordenação científica do CEMRI é da professora Natália Ramos.

O CEMRI disponibiliza 629 documentos no RA, na sua esmagadora maioria em acesso aberto (95%).

Os documentos estão integrados em várias coleções, de que se destacam os “Artigos em revistas internacionais” e os “Capítulos/artigos em Livros Nacionais” (156, 11, respetivamente). Há também outras coleções como artigos/artigos em revistas internacionais, comunicações em congressos, livros e recursos educacionais.

Da diversidade de temáticas abordadas destacamos: Saúde, Interculturalidade e Portugal.

No ranking dos autores do CEMRI, o destaque vai para a professora Natália Ramos que lidera a lista dos 10 mais publicados com 232 documentos, sendo no universo dos autores da UAb, a terceira com maior número de produção no RA. Em 2.º lugar, a grande distância, surge Ana Isabel Silva (46) e, logo a seguir, em 3.º, Teresa Pinto (42).

Foram registados, até 10 de setembro, 246 356 downloads.

Quanto aos países de origem dos downloads, Portugal é o país que lidera com mais de metade (56,3%), seguindo-se o país de Língua Oficial Portuguesa (PLOP) mais populoso: Brasil (17,3%). Em 3.º lugar, surge os Estados Unidos da América, com 9,8% dos downloads.

→ Para saber mais clique na imagem:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

setembro 2024 #189