Hoje é feriado em França. Há exatamente 231 anos ocorria a Tomada da Bastilha, em Paris, acontecimento que marca o fim do regime absolutista do Rei Luís XVI.
Em 1789, França era um país falido. Gravemente atingido pela fome e farto de imensas injustiças, o povo revolta-se contra o rei e o seu poder absoluto e reivindica o fim dos privilégios do clero e da nobreza.
Ao amanhecer do dia 14 de Julho de 1789 em Paris, uma multidão de homens armados tomava posição junto da Bastilha, a fortaleza que servia de prisão aos opositores ao reinado de Luís XVI, e punha em marcha uma das maiores revoluções da história.
A queda da Bastilha significou o fim do Antigo Regime e o triunfo do povo sobre as imposições do absolutismo. A 26 de Agosto de 1789, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão viria a confirmar a vitória dos ideais do Iluminismo, assentes na célebre fórmula: Igualdade-Liberdade-Fraternidade que está na base da Revolução Francesa.
Luís XVI é julgado por traição e condenado à morte na guilhotina na “Place de la Révolution” (atual Praça da Concórdia), em Paris, no dia 21 de janeiro de 1793. No mesmo ano, no dia 16 de outubro, a sua mulher, a rainha Maria Antonieta, também é guilhotinada.
Se gosta de História, detém o grau de mestre ou é licenciado mas possui um currículo especialmente relevante, saiba mais sobre o nosso programa de doutoramento: https://bit.ly/3iaQyah