Sou, desde 2018, Professora na Universidade Aberta, a única instituição pública de Ensino Superior a distância, em Portugal. Percurso este que tem sido muito gratificante e enriquecedor.
A flexibilidade, de tempo e espaço, oferecida pelo ensino a distância permite que as/os estudantes tenham um papel mais ativo no seu processo de aprendizagem. A distância física não impede uma conexão genuína com as/os minhas/meus estudantes. Na verdade, ela abre caminho para uma comunicação mais direta e individualizada.
A diversidade de backgrounds e experiências que as/os estudantes “trazem” para a sala de aula virtual, enriquecem as discussões e contribuem para um ambiente de aprendizagem verdadeiramente inclusivo.
Para aquelas/aqueles que estão a considerar ingressar na Universidade Aberta, quero dizer-vos que encontrarão não apenas um corpo docente experiente e dedicado, mas também uma comunidade de aprendizagem acolhedora. A flexibilidade de estudar onde quer que estejam, combinada com recursos tecnológicos de ponta, proporcionam uma educação de qualidade que se adapta ao ritmo das Vossas vidas e às vossas necessidades individuais.
Marta Abelha
Professora do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED)
setembro 2024 #189