Microcredenciais > Psico-Oncologia II CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, António Eduardo Martins VICE-COORDENADOR (A): Monique Palma FORMADOR (A): Sara Otília Marques Monteiro INÍCIO: 2025-06-03 FIM: 2025-07-22 CANDIDATURAS DE: 2025-05-07 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-05-25 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: Os cuidadores informais na doença oncológica são atualmente um grande foco de atenção e intervenção. Embora não estejam disponíveis estimativas recentes que registem o número de cuidadores de doentes oncológicos em Portugal, sabe-se que quem cuida é, maioritariamente, familiar direto do doente, passando por um processo de mudança e consequente reorganização da estrutura familiar. Considerando as elevadas taxas de incidência da doença oncológica, o número de cuidadores informais tenderá a aumentar. Os familiares cuidadores de doentes com cancro desempenham um papel crítico no suporte e prestação de cuidados que providenciam aos pacientes durante o período de tratamento da doença oncológica, havendo naturalmente um impacto na sua saúde física e psicológica, autonomia e relações sociais. Atualmente, é sabido que a intervenção em grupo, quer para doentes, sobreviventes e cuidadores, pode dar resposta a aos seus principais problemas. É de referir que a telepsicologia se assume hoje como uma nova estratégia de entrega de cuidados à distância, pelo que também neste contexto, podemos identificar intervenções mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. Esta unidade curricular visa promover a aquisição de conhecimentos sobre o familiar como cuidador informal e a qualidade de vida na fase de sobrevivência, com destaque para os riscos psicossociais associados ao regresso ao trabalho. São igualmente tratados aspetos relacionados com as intervenções psicoeducativas com doentes, sobreviventes e cuidadores, designadamente as intervenções mediadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. DESTINATÁRIOS: São destinatários desta microcredencial: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas de turismo e bem-estar; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: Com a presente unidade curricular, pretende-se essencialmente promover a aquisição de conhecimentos sobre o familiar como cuidador informal e a qualidade de vida na fase de sobrevivência, com destaque para os riscos psicossociais associados ao regresso ao trabalho, mas também sobre as intervenções psicoeducativas atualmente disponíveis para doentes, sobreviventes e cuidadores. Assim, os objetivos são: a) Explorar e refletir acerca do papel do familiar como cuidador informal; b) Examinar a qualidade de vida na sobrevivência; c) Identificar e analisar intervenções psicoeducativas na doença oncológica; d) Identificar e analisar intervenções psicoeducativas à distância na doença oncológica. CONTEÚDOS: 1. A família e a doença oncológica: o familiar como cuidador informal 1.1. Conceito de cuidador informal; 1.2. Impacto do cancro pediátrico e juvenil nos pais e cuidadores; 1.3. Impacto do cancro adulto e idoso nos cuidadores. 2. Qualidade de vida na sobrevivência 2.1. Caraterização da qualidade de vida nos sobreviventes; 2.2. Instrumentos de avaliação da qualidade de vida dos sobreviventes; 2.3. Sequelas a longo prazo; 2.4. Capacidade para o trabalho após o cancro. 3. Intervenção psicoeducativa na doença oncológica 3.1. Conceito de intervenções psicoeducativas; 3.2. Eficácia das intervenções psicoeducativas; 3.3. Intervenções psicoeducativas à distância. BIBLIOGRAFIA: Albuquerque, E., & Cabral, A. S. (2015). Psico-oncologia. Temas fundamentais. Lisboa: Lidel. Bártolo, A., Emelda, P., Rodrigues, F., Pereira, A., Monteiro, S., & Santos, I. M. (2017). Effectiveness of psycho-educational interventions with telecommunication technologies on emotional distress and quality of life of adult cancer patients: a systematic review. Disability and Rehabilitation, 7, 1-9. doi: 10.1080/09638288.2017.1411534. Leykin, Y., Thekdi, S. M., Shumay, D. M., Muñoz, R. F., Riba, M., & Dunn, L. B. (2012). Internet interventions for improving psychological well-being in psycho-oncology. Review and recommendations. Psychooncology, 21(9), 1016-1025. doi: 10.1002/pon.1993 Rodin, G. (2018). From evidence to implementation. The global challenge for psychosocial oncology. Psychooncology, 27(10), 2310-2316. doi: 10.1002/pon.4837. COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquiram as seguintes competências que lhes serão certificadas/ identificadas no documento certificador desta microcredencial: a. Compreender a importância do familiar cuidador na doença oncológica; b. Reconhecer as necessidades psicossociais do familiar cuidador; c. Caraterizar a qualidade de vida dos sobreviventes; d. Reconhecer a importância das intervenções psicoeducativas na doença oncológica; e. Conhecer intervenções psicoeducativas à distância na doença oncológica. METODOLOGIA: - Ensino centrado no estudante, o que significa que ele é ativo e responsável pela construção de conhecimento. - Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades), o que significa a ausência de imperativos temporais ou espaciais. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona, o que permite a não-coincidência de espaço e não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processam à medida que é conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, refletir, dialogar e interagir. - Ensino baseado na interação diversificada quer entre estudante-docente quer entre estudante-estudante, quer ainda entre o estudante e os recursos. Este princípio concretiza-se em dispositivos de comunicação variados que o docente planeia e concebe de acordo com a sua estratégia pedagógica. - Ensino promotor de inclusão digital, entendida como a facilitação da utilização das 06 Tecnologias de Informação e da Comunicação, como também o desenvolvimento de competências para a análise e produção de informação digital. AVALIAÇÃO: A avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 7 de Maio de 2025