Formação Contínua de Professores > TIPOLOGIAS TEXTUAIS PARA O ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO CRÉDITOS / ECTS: 3 ECTS DURAÇÃO: 78 horas COORDENADOR (A): Paulo Nunes da Silva INÍCIO: 2018-11-12 FIM: 2019-02-04 CANDIDATURAS DE: 2018-07-30 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-11-05 CUSTO: 180€ CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: Nos últimos anos, o tema das tipologias textuais tem ganho um crescente relevo a nível da investigação realizada, com consequências importantes para os programas de ensino de línguas, nomeadamente para a didática da leitura e da produção escrita e oral. Os documentos intitulados Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e Programa e Metas Curriculares de Português – Ensino Secundário conferem um lugar de destaque às tipologias textuais, nomeadamente aos conceitos de género e de sequência textual, seja a nível da oralidade, da leitura, da escrita ou da educação literária. A recorrência destes conceitos nos programas de Português comprova que os textos não devem ser abordados em contexto didático sem que se tome em consideração diversos aspetos relacionados com a temática das tipologias textuais. Justifica-se, portanto, disponibilizar aos professores de Português ações de formação contínua que lhes permitam atualizar os seus conhecimentos nesta área, de modo a tornar as suas atividades letivas mais produtivas e eficientes. Assim, considera-se importante refletir: i) acerca dos fatores externos que condicionam o surgimento dos textos e que neles se refletem: em particular, a área de atividade socioprofissional em que são produzidos, os papéis socioprofissionais que os interlocutores assumem, assim como os objetivos que com eles se procura atingir; ii) acerca das diferentes propriedades internas que os textos evidenciam: em especial, os temas abordados, a estruturação (a nível da ordenação dos conteúdos, da segmentação interna em capítulos, secções, etc., e dos tipos de sequências textuais que incluem), os mecanismos gramaticais e lexicais que neles são atestados. A Universidade Aberta tem vindo a dinamizar múltiplas ações de formação que têm como finalidade sistematizar, refletir sobre e aprofundar conteúdos integrados nos programas de Português. Em particular, procura-se incidir a atenção em conteúdos que, decorrendo de desenvolvimentos recentes a nível da investigação realizada, são atualmente considerados necessários para que os docentes possam desenvolver as atividades letivas de forma consistente com base numa formação sólida. A ação de formação Tipologias Textuais para o Ensino Básico e Secundário insere-se neste contexto, e pretende constituir-se como espaço de reflexão sobre uma temática central no âmbito da disciplina de Português. Entre as principais linhas programáticas desta ação, contam-se as seguintes: - explicitar diferentes classificações de textos: em tipos de discurso, em géneros, em tipos de texto e em tipos de sequências textuais; - caracterizar as principais classes que integram cada uma das classificações, quer se trate de classificações abertas (tipos de discurso, géneros) ou fechadas (tipos de texto, tipos de sequências textuais); - efetuar uma abordagem integrada de algumas das classificações, no âmbito do texto literário (modo, género e subgénero) e não literário (tipo de discurso e género). DESTINATÁRIOS: Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º e no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular e progressão em carreira na área cientifico-didática de Professores dos Grupos 200 210 220 do 2º Ciclo do Ensino Básico e do Grupo 300 dos Ensinos Básico (3º Ciclo) e Secundário. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Acesso a um computador com ligação de banda larga à Internet, uma vez que as atividades decorrerão em regime de e-learning, na plataforma Moodle. OBJETIVOS: Objetivos gerais da ação de formação: − refletir acerca do conceito de texto; − sistematizar os mais relevantes aspetos acerca atividade de classificar textos; − analisar diferentes tipologias textuais; − conhecer as principais classes de textos e de sequências textuais abordadas em contexto didático. CONTEÚDOS: Tema 1 – Reflexões preliminares (18 horas) 1.1. O conceito de texto - Definição e caracterização do conceito de texto - Caráter pluridimensional dos textos 1.2. Classificar textos - Princípios metodológicos - Tipologias e classificações 1.3. Diferentes classificações textuais - Tipos de discurso - Géneros e subgéneros - Tipos de textos - Tipos de sequências textuais Tema 2 – Tipos de discurso e géneros (20 horas) 2.1. Tipos de discurso - Critérios definidores dos tipos de discurso - Formações sociodiscursivas e tipos de discurso 2.2. Géneros - Critérios definidores dos géneros - Articulação entre tipos de discurso e géneros - Propriedades dos géneros Tema 3 – Modos, géneros e subgéneros literários (20 horas) 3.1. Modos literários e géneros literários - Critérios definidores dos modos literários - Articulação entre modos literários e géneros literários - As distinções entre poesia e prosa 3.2. Géneros e subgéneros literários - Critérios definidores dos subgéneros literários Tema 4 – Tipos de textos e tipos de sequências textuais (20 horas) 4.1. Tipos de textos, segundo Werlich (1975) - Critérios definidores dos tipos de textos - Caracterização dos tipos de textos (narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, instrucional) 4.2. Tipos de sequências textuais, segundo Adam (1992, 2011) - Critérios definidores dos tipos de sequências textuais - Caracterização dos tipos de sequências textuais (narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo, dialogal) BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA SUMÁRIA (outras referências serão indicadas aos formandos ao longo da ação) ADAM, Jean-Michel (2011). Les textes: types et prototypes. 3.e éd. Paris: Armand Colin. COSTA, João, e Vítor Manuel de Aguiar e SILVA (Org.) (s/d). Tipologia textual. Dicionário terminológico. . PETITJEAN, André (1989), Les typologies textuelles, Pratiques 62, pp. 86-125. REIS, Carlos (1995). O conhecimento da literatura. Coimbra: Livraria Almedina. REIS, Carlos, e Ana Cristina Macário LOPES (2000). Dicionário de narratologia, 7.ª ed., Coimbra: Livraria Almedina. SILVA, Paulo Nunes da (2012). Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências. Coimbra: Livraria Almedina/CELGA. SILVA, Paulo Nunes da (2015). Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literários. Atas do 11.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português. Lisboa: Associação de Professores de Português, 45 pp. SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e (1988). Teoria da literatura, vol. I, 8.ª edição (reimpressão). Coimbra: Livraria Almedina. COMPETÊNCIAS: No final da ação, cada formando deverá estar apto a: − caracterizar o conceito de texto; − explicitar em que consiste a atividade de classificar textos; − conhecer as classificações textuais mais adequadas a usar em contexto didático; − distinguir classificações baseadas num único critério de classificações assentes em mais do que um critério; − indicar o(s) critérios(s) subjacente(s) a uma dada classificação textual; − reconhecer classes de textos de uma mesma classificação; − contrastar classes de textos de classificações diferentes; − relacionar os conceitos de formação sociodiscursiva e de tipo de discurso; − articular as classificações em tipos de discurso e em géneros; − identificar propriedades textuais e discursivas de diversos géneros; − delimitar os conceitos de modo literário e de género literário; − articular as classificações em modos literários e em géneros e subgéneros literários; − especificar critérios inerentes a vários subgéneros literários; − indicar as propriedades de diversos tipos de texto; − distinguir tipos de texto e tipos de sequências textuais; − enunciar os critérios subjacentes à classificação em tipos de sequências textuais; − caracterizar os diferentes tipos de sequências textuais, segundo Adam (1992, 2011). METODOLOGIA: A ação será dinamizada exclusivamente online, em regime de e-learning na plataforma Moodle. A página onde decorrerão as atividades letivas disporá de diversos dispositivos que permitem otimizar o processo de formação, de entre os quais se destacam os seguintes: a) um módulo inicial de familiarização com o ambiente online, para que os formandos conheçam as potencialidades da plataforma e se sintam à vontade quando navegarem na página onde decorre a ação; b) um documento intitulado “Plano da Ação de Formação”, que orienta os formandos ao longo da ação, e que inclui: i) a lista de competências que se espera que sejam desenvolvidas pelos formandos; ii) o roteiro ou o programa da ação, no qual são sistematizados os conteúdos propostos no âmbito da ação iii) a metodologia adotada, nomeadamente a descrição das diversas fases de cada tema, das diversas tarefas solicitadas aos formandos (leitura de bibliografia, intervenção nos fóruns, elaboração de documentos que serão objeto de avaliação); iv) os recursos bibliográficos disponibilizados, que os estudantes deverão ler ou consultar; v) a modalidade de avaliação. c) quatro espaços distintos reservados a cada um dos temas tratados na ação; em cada um desses espaços, serão disponibilizados: i) os recursos bibliográficos requeridos para compreender e assimilar os conteúdos propostos; ii) um fórum para que sejam dinamizados debates assíncronos acerca desses conteúdos. No âmbito de cada tema, as atividades serão desenvolvidas em diferentes fases: primeiro, será disponibilizado o espaço do tema, no qual se incluem os recursos bibliográficos; depois, os formandos serão solicitados a ler a bibliografia e a refletir acerca dos conteúdos propostos; a seguir, deverão os formandos intervir no fórum, com o objetivo de colocar dúvidas e questões sobre esses conteúdos e de apresentar reflexões e sistematizações acerca das principais ideias; nos temas 2 e 4, os formandos deverão também realizar uma prova de avaliação, que incidirá nos conteúdos anteriormente abordados (cf. 15. Regime de Avaliação). O formador acederá diariamente à página da plataforma onde decorre a ação, para apoiar os formandos no seu percurso, nomeadamente respondendo às intervenções dos formandos nos diversos fóruns acerca dos conteúdos estudados ou a outras dúvidas que possam surgir. AVALIAÇÃO: A avaliação contempla a realização de dois trabalhos individuais. Cada trabalho está cotado para cinco valores, e incide sobre os conteúdos abordados em dois temas: o primeiro trabalho contempla os conteúdos estudados nos temas 1 e 2; o segundo trabalho contempla os conteúdos estudados nos temas 3 e 4. A classificação atribuída será simultaneamente qualitativa e quantitativa, de acordo com a redação do n.º 3 do artigo 13.º do RJFCP, segundo uma escala de classificações de 1 a 10 valores, devidamente ponderada: - EXCELENTE: de 9 a 10 valores; - MUITO BOM: de 8 a 8,9 valores; - BOM: de 6,5 a 7,9 valores; - REGULAR: de 5 a 6,4 valores; - INSUFICIENTE: de 0 a 4,9 valores. Para obterem aprovação, os formandos necessitam de obter a classificação de 5 valores (REGULAR) ou superior. Aos formandos que obtiverem aprovação serão atribuídos três créditos (3 ECTS). ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 30 de Julho de 2018