Entidades parceiras no âmbito do Projeto Impulso 2025 (PRR).
OBJETIVOS:
Caracterizar a perspetiva da nova cultura da avaliação, diferenciando-a da perspetiva de avaliação tradicional;
• Estabilizar o conceito de competência e a sua implicação nos modos de avaliar;
• Clarificar o conceito de avaliação alternativa digital;
• Analisar atividades de avaliação à luz de um modelo conceptual de avaliação pedagógica digital (Modelo PrACT);
• Identificar e caracterizar meios/instrumentos e técnicas/estratégias de avaliação usadas em contextos digitais de aprendizagem;
• Desenhar um Plano de Avaliação;
• Apropriar-se do conceito de rubrica.
CONTEÚDOS:
SEMANA 1 | Cultura da avaliação
SEMANA 2 | Modelo conceptual de avaliação pedagógica digital
SEMANA 3 | Instrumentos e técnicas de avaliação digital
SEMANA 4 | Planear a avaliação
COMPETÊNCIAS:
Delinear a avaliação pedagógica como processo de assistência à aprendizagem;
• Selecionar meios e estratégias de avaliação diversificadas, adequadas às aprendizagens a avaliar e à especificidade do contexto digital.
METODOLOGIA:
A lecionação desta oferta formativa é integralmente online, seguindo os parâmetros determinados pelo Modelo Pedagógico Virtual® (MPV) definido e adotado na Universidade Aberta. A modalidade de ensino/aprendizagem e de avaliação baseia-se num ambiente de turma virtual, com interação professor/estudante e estudante/estudante em modo essencialmente assíncrono, assente em fóruns de discussão online. São promovidas atividades de aprendizagem com recurso a ferramentas online adequadas, integradas num ambiente virtual (plataforma de e-learning), e permitindo a flexibilidade temporal e espacial caraterísticas das atuais metodologias de aprendizagem a distância (aprender em qualquer lugar, em qualquer momento).
AVALIAÇÃO:
A aprovação no curso exige sempre a realização da e-atividade final.