Formação Profissional > FORMAÇÃO EM ANÁLISE DE JOGO PARA TREINADORES CRÉDITOS / ECTS: 1 DURAÇÃO: 26 horas- creditado pelo IPDJ/ revalidação do TPTD FORMADOR (A): António Lopes INÍCIO: 2018-03-07 CANDIDATURAS DE: 2018-01-29 CANDIDATURAS ATÉ: 2018-02-26 CUSTO: 60€ CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: Um profissional na área do treino desportivo, quer seja de rendimento ou de formação, terá que ser capaz de conhecer e analisar criticamente que conceitos, procedimentos e tendências regem a sua modalidade. Conhecer estes aspetos é um caminho para garantir um melhor nível de preparação para as situações de competição: conhecer a sua equipa e o seu adversário. Uma das formas possíveis de obter esse conhecimento é através da observação e análise das situações de treino e de competição. Por outras palavras, que hábitos estratégico-táticos tem a nossa equipa? E o nosso adversário? Porque utilizam aqueles padrões táticos e qual a sua relação com a eficácia? É possível identificar um modelo? Para responder a estas questões será necessário, observar e registar comportamentos individuais e coletivos para objetivamente medi-los e transformá-los em informação relevante/útil para qualquer equipa técnica. A análise do desempenho tático de equipas e atletas continua a ser dos temas em foco em várias áreas da sociedade (treino, imprensa, universidade, formação de treinadores…). Conhecer e dominar métodos válidos neste contexto é a possibilidade de ter acesso a conhecimento que poderá fazer a diferença entre uma evidência e a… sorte! Este é o primeiro de três módulos no qual se apresenta, discute e se aplica de forma conceptual os aspetos que fundamentam esta área em crescimento. DESTINATÁRIOS: Candidatos e Treinadores de desportos coletivos. CONTEÚDOS: 1. O processo de treino e a observação. 2. As metodologias da observação no treino. 3. Observação, diagnóstico e prescrição no treino. BIBLIOGRAFIA: Anguera, M., Blanco, A., Losada, J. & Hernández, A. (2000). La metodologia observacional en el deporte: conceptos básicos. Lecturas: Educación Física y Deportes. From http://goo.gl/2Azo Castellano, J., Hernández, A., Gómez, P., Fontetxa, E., & Bueno, I. (2000). Sistema de codificación y análisis de la calidad del dato en el fútbol de rendimiento. Psicothema, 12(4), 635-641. From http://goo.gl/25m7a Castellano, J., Perea, A., Alday, L. & Hernández, A. (2008). The measuring and observation tool in sports. Behavior Research Methods, 40(3), 898- 905. From http://goo.gl/8v9Ft Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 57-64 Hernández Mendo, A., Blanco Villaseñor, Á., Oleguer Camerino, O., Lopes, A., Anguera, M. T., Jonsson, G., & Castellano, J. (2014). Programas informáticos de registro, control de calidad del dato, y análisis de datos. Revista de Psicología del Deporte, 23(1), 0111-121. From http://goo.gl/8JlKMs Hernández, A. & Molina, M. (2002). Como usar la observación en la psicologia del deporte: princípios metodológicos. Lecturas: Educación Física y Deportes, 8(49). Fromhttp://goo.gl/kISQF Hughes, M & Franks, I.M. (2004). Notational analysis ¿ a review of the literature. In M. Hughes & I.M. Franks (Eds.), Notational analysis of sport, Second Edition, (pp. 59-106). London: Routledge. Prudente, J. (2010). A Metodologia observacional e a investigação nos Jogos Desportivos Colectivos. From http://goo.gl/7RPKh COMPETÊNCIAS: No final da ação, os formandos deverão ser capazes de: 1. Identificar e descrever os métodos instrucionais em treino desportivo. 2. Identificar e descrever os elementos básicos para a avaliação da execução das habilidades desportivas elementares. 3. Adotar modelos de intervenção que promovam atitudes e comportamentos proactivos por parte dos praticantes. 4. Relacionar o processo de treino com os conceitos: observação, diagnóstico e prescrição técnica e tática. 5. Justificar os modelos de intervenção do treinador para a afiliação dos atletas ao processo de treino. METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. A metodologia de trabalho ativa e colaborativa, com base em discussão de documentos e de ideias, próprias e de diversos autores, através da análise e produção de materiais. É criada uma “classe virtual” onde decorre a interação entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a partilharem conhecimento, experiências e as suas aprendizagens. AVALIAÇÃO: Considerando a metodologia de ensino, o formando é convidado a participar em atividades/tarefas que implicam um investimento continuado na sua formação. Terá ao seu dispor um fórum para obtenção de esclarecimento de dúvidas com os colegas e o formador e uma zona de documentos adicionais para consulta. O formando realizará um pequeno teste após a conclusão dos temas apresentados. A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas tarefas. No início do módulo serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 15 de Outubro de 2018