Extensão Universitária e Cultural > Internacionalização Pedagógica: docência em contexto digital e híbrido CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Daniela Melaré Vieira Barros ENQUADRAMENTO: O presente módulo de formação, "Internacionalização Pedagógica: docência em contexto digital e híbrido", integra-se no Plano de Formação em Ensino a Distância e Digital da Universidade Aberta, destinado a capacitar docentes de instituições do Ensino Superior, formandos neste curso. O tema da internacionalização em desenvolvimento nos últimos anos vem trazendo novos formatos a partir das tendências de educação resultantes de sistemas online e híbridos. Recentemente a temática está em larga expansão pelo uso e aprimoramento da educação digital em larga escala, onde a internacionalização pode ser vista a partir da diversidade de interações e culturas. O conceito de internacionalização evoluiu e existem diferentes definições, a International Association Universites (IAU) adota o seguinte conceito: “Internacionalização do Ensino Superior é o processo intencional de integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global no propósito, funções e entrega, a fim de melhorar a qualidade da educação e da pesquisa para todos os alunos e funcionários, e para fazer uma contribuição significativa para a sociedade”. De Wit, et al. (2015). A definição de internacionalização pedagógica pode ser compreendida a partir de três vertentes: a institucional, que está diretamente relacionada aos interesses e melhorias da instituição, as qualidades dos seus processos e avaliações ao qual estão diretamente submetidas a nível superior ou ministerial de cada país; a vertente profissional está relacionada ao desenvolvimento das expertises de áreas de investigação científica, a troca de conhecimentos e perceções sobre os temas de interesse juntamente com a prática docente universitária; e, por fim, a vertente pessoal vinculada aos elementos da aprendizagem experiencial que envolvem as relações interculturais e seus entornos. Pensar os processos de internacionalização para além dos protocolos, projetos, iniciativas específicas de investigação, parcerias institucionais de mobilidade e bolsas de estudo, significa aprofundar e realizar a transposição dos efeitos desses processos, na docência em aula. Pensar em estratégias, mecanismos e suporte pedagógico foi um dos objetivos da investigação recentemente desenvolvida e aqui consolidada como módulo de formação. DESTINATÁRIOS: Destinado a capacitar docentes de instituições do Ensino Superior, formandos neste curso. OBJETIVOS: • Destacar a importância da internacionalização em seus aspetos pedagógicos para contextos de ensino superior utilizando a via digital, a partir dos referenciais teóricos sobre a temática e a síntese de seus principais elementos que fundamentam as discussões e análises realizadas; • Criar um espaço de partilha e construção de conhecimento sobre as estratégias, dinâmicas e formatos distintos de trabalho para os estudantes com as experiências de internacionalização realizadas pelos docentes; • Realizar um levantamento do que poderá ser introduzido nas aulas de cada docente a partir da sua experiência de internacionalização, desenvolvendo os elementos que constituem uma e-atividade. • Elaborar uma e-atividade considerando o levantamento anteriormente realizado pelo docente, auxiliando-o a transpor os conhecimentos científicos da sua área nas estratégias pedagógicas de internacionalização para a docência. CONTEÚDOS: O módulo está dividido em 4 temas: • Internacionalização digital no ensino superior • Internacionalização Pedagógica: conceito e fundamentos • Internacionalização Pedagógica: transposição na docência digital • Práticas pedagógicas a partir de experiências de internacionalização METODOLOGIA: O curso funciona em regime de e-learning, de ensino à distância e em rede, de forma assíncrona, através da plataforma de aprendizagem da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: A avaliação das aprendizagens será sumativa e neste curso, considera os seguintes elementos: A. Participação nas interações propostas; B. Participação nas e-atividades propostas. C. Realização de trabalhos em equipa e/ou individuais. A classificação será expressa numa escala de pontuação de 0-20. A aprovação no curso exige classificação igual ou superior a 10 valores. Será feita a seguinte ponderação: Tema 1.......... 20% (4 valores) Tema 2.......... 20% (4 valores) Tema 3...........20% (4 valores) Trabalho final...40% (8 valores) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 5 de Dezembro de 2023