Microcredenciais > INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA PARA EaD CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : Henrique Pereira São Mamede, Luís Pereira INÍCIO: 2024-10-29 CANDIDATURAS DE: 2024-10-09 CANDIDATURAS ATÉ: 2024-10-20 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: O curso explora o impacto transformador das tecnologias de Inteligência Artificial Generativa no contexto educacional digital. Com a crescente procura por soluções inovadoras no Ensino a Distância, este curso aborda como ferramentas de IA, tais como modelos de linguagem e algoritmos de geração de conteúdo, podem ser aplicadas para criar experiências de aprendizagem mais personalizadas, interativas e eficazes. Serão introduzidos os conceitos fundamentais da IA Generativa e as suas aplicações no design de conteúdos educacionais. Além disso, serão também discutidas as implicações éticas e pedagógicas do uso dessas tecnologias no EaD, nomeadamente no que à avaliação diz respeito, capacitando os participantes para integrar soluções de IA de maneira crítica e eficiente nas suas práticas educativas. DESTINATÁRIOS: Edição exclusiva para Docentes da UAb. OBJETIVOS: • Desenvolver competências para integrar soluções de IA generativa no processo de ensino-aprendizagem em contexto de EaD, promovendo maior interação e personalização da aprendizagem. • Analisar as vantagens e limitações da IA generativa no contexto pedagógico, avaliando suas implicações éticas, técnicas e educativas. • Projetar experiências de aprendizagem inovadoras, utilizando IA generativa para criar ambientes de ensino imersivos e adaptativos. CONTEÚDOS: Esta microcredencial organiza-se em torno das semanas que têm como foco os tópicos seguintes: • SEMANA 1 | Inteligência Artificial Generativa, • SEMANA 2 | IA_Gen na Educação e ES • SEMANA 3 | Os desafios éticos da IA_Gen e a abordagem da UAb • SEMANA 4 | Ferramentas de IA • SEMANA 5 | AI_Gen como auxiliar do docente de EaD • SEMANAS 6-7 | Preparação do estudo de caso COMPETÊNCIAS: • Familiarização com a ideia de Inteligência IA_Gen e de algumas das suas ferramentas. • Capacidade de adoção de estratégias de IA_Gen para a atividade docente • Projeção dos desafios que a IA_Gen coloca, sobretudo no que toca à avaliação. METODOLOGIA: Esta formação será uma plataforma para discussão de experiências e uma procura de soluções práticas sobre as implicações da IA_Gen para o EaD, de forma colaborativa. É, aliás, apoiada nos princípios de Diana Laurillard que este módulo se organiza, muito focado na discussão, colaboração, produção, criação. O último elemento será precisamente a criação de uma estratégia ou um estudo de caso para implementar numa UC, para uma aplicabilidade num contexto real da IA_Gen. O curso, que inclui um momento síncrono, promove e apoia também trabalho independente/individual, sobretudo no que toca aos elementos de avaliação sumativa. AVALIAÇÃO: Consultar Guia de Curso. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 8 de Outubro de 2024