Licenciados da área social a desenvolver funções ou com interesse na área da educação para a saúde, em particular no domínio da prevenção de dependências e comportamentos aditivos.
Incluem-se neste universo coordenadores de programas de prevenção, técnicos a trabalhar a área da prevenção, profissionais de Associações / Organizações Não Governamentais, ou seja, educadores sociais, sociólogos, técnicos de serviço social, técnicos de educação, professores, enfermeiros de saúde escolar e/ou comunitária, forças de segurança (ex. Escola Segura), animadores, entre outras.
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Ação acreditada pelo CCPFCP, na modalidade de Curso de Formação com um total de 156h.
Registo: CCPFC/ACC-132904/24
CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: :
Residência em Portugal, durante a frequência da formação.
• CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO:
1º Ter realizado a candidatura completa;
2º Pertencer a entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025;
3º Ordem cronológica do registo da candidatura.
• Nº DE VAGAS: 50.
Mediante a existência de vagas, poderá ser admitido o público “individual”.
OBJETIVOS:
O objetivo global da prevenção é o de reduzir os problemas de saúde, sociais e económicos associados a comportamentos de risco – consumo de substâncias psicoativas, uso problemático da Internet, gambling, bullying… A presente Capacitação visa dotar os profissionais que atuam nos domínios da prevenção de conhecimentos atualizados e competências relacionadas com:
• Conhecer os fundamentos da ciência da prevenção;
• Mobilizar estratégias relevantes para a seleção e implementação de intervenções preventivas eficazes;
• Compreender as particularidades da intervenção preventiva em diferentes contextos.
CONTEÚDOS:
0. Ambientação ao contexto online
1. Ciência da prevenção
2. Seleção e implementação de intervenções preventivas eficazes
3. Intervenção preventiva em diferentes contextos
METODOLOGIA:
Os participantes são integrados numa comunidade virtual de aprendizagem, dispondo de acesso permanente a recursos, atividades, debates e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurado apoio, orientação online por parte de docentes qualificados da Universidade Aberta e credenciados para a formação em prevenção pelo European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA) .
Os recursos, conteúdos e materiais educativos são disponibilizados em espaço próprio, localizado na PlataformABERTA, onde decorrem as atividades de ensino-aprendizagem, incluindo a comunicação e as interações entre os participantes e entre os participantes e os/as professores/as. Esta componente online realiza-se de forma predominantemente assíncrona. Poderão existir encontros síncronos, através de webconferences/Zoom, em horário a definir e previamente acordado com os formandos. A metodologia adotada é orientada pelo Modelo Pedagógico Virtual. Mais informações poderão ser consultadas no Guia.