Microcredenciais > ÉTICA E POLÍTICA DA PAISAGEM, DA MEMÓRIA E DO PATRIMÓNIO CRÉDITOS / ECTS: 6 ECTS DURAÇÃO: 156 horas COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (ES): António Eduardo Martins, Paula Carreira FORMADOR (A): Rui Maia Pego INÍCIO: 2025-02-18 CANDIDATURAS DE: 2025-01-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-02-10 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: Nesta unidade curricular será apresentado um mapa conceptual em torno da Viagem, da Paisagem, da Memória e do Património. O modo como habitamos o espaço constitui um traço fundamental do caráter ético e político do humano que é capaz de distinguir os elementos essenciais da paisagem, dos espaços de memória e do património. Sob o mote de Fernando Pessoa: “Vivemos todos, neste mundo, a bordo de um navio saído de um porto que desconhecemos para um porto que ignoramos; devemos ter, uns para os outros, uma amabilidade de viagem.” (Bernardo Soares). Num mundo global e interligado por viagens cada vez mais frequentes, importa pensar a identidade dos lugares sagrados a que acorre o turismo religioso. O modo como se lida com os lugares sagrados é um campo de análise das áreas da ética e da política pública. DESTINATÁRIOS: São destinatários desta microcredencial: a) Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso; b) Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; c) Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a este curso: • titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente; • titular de residência em Portugal. OBJETIVOS: • Articular distinções conceptuais fundamentais, tais como: espaço (físico) e lugar (narrativo); o habitante versus o turista; “políticas da justa memória”; • Dominar diferentes categorias de viajante, tais como as categorias paradigmáticas do alpinista; do turista e do peregrino; • Ser capaz de conceber “viagens de autor” CONTEÚDOS: 1. Antropologia filosófica e geografia humana 2. Relativismo moral: sedução e críticas 3. Ética aplicada ao espaço público: cidadania e globalização 4. Políticas públicas locais e nacionais para o turismo religioso COMPETÊNCIAS: 1. Identificar políticas públicas nacionais e regionais relacionadas com o Turismo Religioso; 2. Apresentar estratégias de agentes locais para o Turismo Religioso; 3. Desenvolver uma posição reflexiva consciente da diversidade cultural e da possível unidade ética no diálogo empenhado, respeitador e intercultural; 4. Consciencializar para a preservação da natureza, do património e da memória dos povos; 5. Introduzir a debates contemporâneos em torno do turismo religioso, das suas políticas específicas e desafios concretos. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Onlinecom a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho daPlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 13 de Janeiro de 2025