Microcredenciais > Filosofia da Viagem CRÉDITOS / ECTS: 6 ECTS DURAÇÃO: 156 horas COORDENADOR (A): José António Porfírio VICE-COORDENADOR (ES): António Eduardo Martins, Paula Carreira FORMADOR (A): Rui Maia Pego INÍCIO: 2025-02-18 CANDIDATURAS DE: 2025-01-13 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-02-10 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: Nesta unidade curricular será apresentado um mapa conceptual em torno da Viagem, da Paisagem, da Memória e do Património. Hodiernamente, importa ter presente políticas preocupadas com a justa Memória (seguindo a designação do filósofo Paul Ricoeur), ter uma visão crítica do Património, um habitar consciente das dimensões complexas da Paisagem e, finalmente, um posicionamento amplo e criterioso sobre a Viagem, numa era de mobilidades expandidas. Sob o mote de Fernando Pessoa: “Vivemos todos, neste mundo, a bordo de um navio saído de um porto que desconhecemos para um porto que ignoramos; devemos ter, uns para os outros, uma amabilidade de viagem” (Bernardo Soares), procuramos, assim, capacitar para uma visão ética e política sobre a viagem, a paisagem, a memória e o património. DESTINATÁRIOS: São destinatários desta microcredencial: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas da história do Turismo religioso; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a este curso: • titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12º ano de escolaridade) ou equivalente; • titular de residência em Portugal. OBJETIVOS: • Tomar conhecimento de categorias relevantes em torno da Filosofia da Viagem, da Paisagem, da Memória e do Património; • Articular distinções conceptuais fundamentais, tais como: espaço (físico) e lugar (narrativo); o habitante versus o turista; “políticas da justa memória”; • Dominar diferentes categorias de viajante, tais como as categorias paradigmáticas do alpinista; do turista e do peregrino; • Ser capaz de conceber “viagens de autor”. CONTEÚDOS: 1. Introdução aos tópicos da Filosofia da Viagem 2. Fenomenologia e hermenêutica da viagem 3. Filosofia da Paisagem: urbana e natural 4. Viagem na literatura 5. O viajante: categorias COMPETÊNCIAS: 1. Adquirir as ferramentas necessárias para criar “viagens de autor” e roteiros diferenciadores; 2. Contactar com a literatura de viagem fundamental (textos canónicos); 3. Compreender o lugar da viagem na formação do ser humano moderno; 4. Traçar um roteiro de viagem, que se queira experiencial, tendo presente a complexidade a operar no viajante, com rostos e intentos diversos — o explorador alpino entregue à solidão da sua aventura na natureza (o indivíduo); o turista hedonista imerso na massificação (o peso do coletivo); o peregrino em busca de religação ao sagrado ou espaços sagrados (indivíduo/comunidade); 5. Ser capaz de pensar num roteiro afetivo, narrativo e experiencial que dê densidade, profundidade e valor acrescido aos espaços a visitar, revelando-os como lugares de memórias, mitos, tempos intensificadores da humanidade que somos em viagem. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Onlinecom a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 13 de Janeiro de 2025