Microcredenciais > Marketing Turístico CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, António Eduardo Martins FORMADOR (A): Sara Cristina Valente dos Santos INÍCIO: 2025-03-11 CANDIDATURAS DE: 2025-02-07 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-03-03 CUSTO: 0€ (curso gratuito) GUIA DE CURSO NOTA: Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “PRR – TOURISM INTERNATIONAL ACADEMY – MCT”. ENQUADRAMENTO: O marketing turístico é uma ferramenta essencial para o crescimento de destinos e promoção de experiências que satisfaçam as necessidades de consumidores, cada vez mais exigentes e informados. Num contexto de intensa concorrência e rápida transformação digital, a capacidade de criar e comunicar propostas de valor únicas tornou-se indispensável para atrair visitantes e impulsionar o desenvolvimento económico e social de destinos e negócios. Este setor apresenta diversas oportunidades para se adaptar às tendências emergentes e implementar estratégias de marketing diferenciadas e eficazes. Para enfrentar os desafios do turismo atual, é essencial compreender as dinâmicas de mercado e dominar ferramentas de comunicação e análise. Estas competências são fundamentais para profissionais e organizações que desejam criar experiências de elevado impacto, respondendo de forma inovadora às expectativas de um público em constante transformação. DESTINATÁRIOS: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas do Turismo; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : Este curso rege-se pelo Regulamento da oferta educativa da Universidade Aberta. Podem candidatar-se a esta microcredencial: a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: 1. Conhecer os conceitos e princípios fundamentais do marketing turístico; 2. Aprender a analisar o perfil e as motivações dos consumidores em turismo; 3. Aprender a desenvolver estratégias de planeamento de marketing para destinos turísticos; 4. Aprender a implementar ferramentas digitais para promover destinos turísticos. CONTEÚDOS: Módulo 1: Fundamentos de Marketing Turístico Módulo 2: Comportamento do Consumidor no Turismo Módulo 3: Planeamento e Gestão de Marketing para Destinos Turísticos Módulo 4: Marketing Digital Aplicado ao Turismo COMPETÊNCIAS: a) Conseguir identificar e diferenciar os conceitos-chave e princípios do marketing aplicado ao turismo; b) Saber analisar os perfis, motivações e expectativas dos consumidores em turismo; c) Desenvolver e apresentar planos de marketing para destinos turísticos; d) Aplicar estratégias de marketing digital para promover destinos e serviços. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Onlinecom a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Quarta, 5 de Fevereiro de 2025