Microcredenciais > Psico-Oncologia I CRÉDITOS / ECTS: 2 ECTS DURAÇÃO: 52 horas COORDENAÇÃO : José António Porfírio, António Eduardo Martins VICE-COORDENADOR (A): Monique Palma FORMADOR (A): SARA OTÍLIA MARQUES MONTEIRO INÍCIO: 2025-06-03 FIM: 2025-07-22 CANDIDATURAS DE: 2025-05-07 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-05-25 CUSTO: 0€ (curso gratuito) ENQUADRAMENTO: É sabido que a oncologia está entre uma das áreas de aposta no que se refere à promoção internacional que Portugal oferece em termos de turismo médico, tornando-se, cada vez mais, num país procurado para atividades de prevenção e cura de determinadas doenças oncológicas, mas também de atividades de promoção e de manutenção da saúde. Atualmente, o diagnóstico de cancro é um problema de saúde pública que afeta a qualidade de vida dos pacientes, podendo surgir em diferentes fases do ciclo de vida. Tem-se assistido ao aumento da incidência da doença (European Observatory on Health Systems and Policies, 2021), mas também da expectativa de vida devido aos avanços científicos e tecnológicos na deteção precoce e tratamento. Quer o cancro, quer os tratamentos médicos desta doença, conduzem a uma grande variedade de problemas físicos, psicológicos e sociais, no próprio indivíduo, que podem variar desde dor física, fadiga e perda de autonomia até ansiedade, depressão, isolamento social e um forte impacto na qualidade de vida. Também as famílias são severamente afetadas pela doença e têm que ser contempladas nos modelos de prestação de cuidados. A psico-oncologia nasce assim como uma área multidisciplinar que envolve aspetos psicológicos do tratamento e abordagem do doente com cancro que combina elementos da oncologia, psiquiatria mas também da psicologia e ciências sociais e humanas, com especial preocupação pelas necessidades psicológicas e sociais do doente e sua família (Holland, 2002). Os modelos de prestação de cuidados, cada vez mais centrados na pessoa, têm conduzido a alterações profundas na forma como se olha o doente, o sobrevivente, a família e o cuidador (The Health Foundation, 2016). Esta unidade curricular visa clarificar, em primeiro lugar, o domínio e os objetivos da psico-oncologia, contextualizando historicamente o seu aparecimento e salientado a sua natureza multidisciplinar. As temáticas desenvolvidas incidem sobre o papel de fatores psicológicos e comportamentais na prevenção e tratamento da doença oncológica, a qualidade de vida e a psicopatologia na trajetória do cancro e considerações acerca da doença oncológica em diferentes fases do ciclo de vida. DESTINATÁRIOS: 1. Pessoas de qualquer área de formação técnica/científica que pretendam aprofundar o seu conhecimento nas áreas de turismo e bem-estar; 2. Discentes com ensino secundário completo (12.º ano) e universitários; 3. Profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a áreas do Turismo, ONG’S, Autarquias, Juntas de freguesia, Associações, entre outras. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : a) Titulares que tenham obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente; b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: 1. Analisar e refletir acerca do objeto de estudo da psico-oncologia; 2. Analisar o impacto da doença e dos tratamentos no doente e na família; 3. Explorar a influência de fatores psicológicos e comportamentais na prevenção e tratamento do cancro; 4. Avaliar a qualidade de vida e psicopatologia do doente no decorrer da doença oncológica; 5. Analisar e refletir acerca da influência das diferentes fases do ciclo de vida no processo de adaptação à doença. CONTEÚDOS: 1. Psico-oncologia: conceitos e notas introdutórias: 1.1. Contextualização do surgimento da psico-oncologia; 1.2. Aspetos gerais da doença oncológica. Diagnóstico e estadiamento; 1.3. Fases da doença oncológica; 1.4. Conceito de doente e sobrevivente; 1.5. Contextualização psicológica e social do doente com cancro. 2. Fatores psicológicos e comportamentais na doença oncológica: 2.1. Determinantes psicológicos e comportamentais na prevenção do cancro; 2.2. Fatores psicológicos e comportamentais na adesão aos rastreios; 2.3. Fatores psicológicos e comportamentais na adesão aos tratamentos. 3. Qualidade de vida na doença oncológica: 3.1. Conceito de qualidade de vida; 3.2. Qualidade de vida e sintomas; 3.3. Qualidade de vida e tratamentos. 4. Psicopatologia na doença oncológica: 4.1. Psicopatologia na doença oncológica; 4.2. Depressão clínica e fatores de risco; 4.3. Ansiedade clínica e fatores de risco; 4.4. Rastreio emocional na doença oncológica. 5. Doença oncológica ao longo do ciclo de vida: 5.1. Doença oncológica e ciclo de vida da família; 5.2. Impacto da doença oncológica nas crianças e adolescentes; 5.3. Impacto da doença oncológica nos adultos jovens e adultos; 5.4. Impacto da doença oncológica nos idosos; 5.5. Impacto do cancro parental nas crianças e adolescentes. BIBLIOGRAFIA: Albuquerque, E., & Cabral, A. S. (2015). Psico-oncologia. Temas fundamentais. Lisboa: Lidel. Holland, J. C. (2002). History of psycho-oncology: Overcoming attitudinal and conceptual barriers. Psychosomatic Medicine, 64, 206–221. Lang-Rollin, I., & Berberich, G. (2018). Psycho-oncology. Dialogues in clinical neuroscience, 20(1), 13–22. Rodin, G. (2018). From evidence to implementation. The global challenge for psychosocial oncology. Psychooncology, 27(10), 2310-2316. doi: 10.1002/pon.4837. COMPETÊNCIAS: Espera-se que os participantes adquirem as seguintes competências que lhes serão certificadas/ identificadas no documento certificador desta microcredencial: a) Reconhecer o âmbito e a natureza multidisciplinar do trabalho em psico-oncologia; b) Compreender o impacto da doença e dos tratamentos no doente e na família; c) Reconhecer a psicopatologia no decorrer da doença oncológica; d) Compreender a importância das fases do ciclo de vida no processo de adaptação à doença; e) Reconhecer as necessidades psicossociais dos doentes consoante as diferentes fases do ciclo de vida. METODOLOGIA: Este curso será lecionado em português. As atividades de ensino-aprendizagem são realizadas em regime de ensino a distância, em ambiente completamente virtual com recurso a uma plataforma de e-learning. O curso é antecedido por um módulo inicial de Ambientação Online com a duração de uma semana, com o objetivo de permitir que as/os estudantes se familiarizem com o ambiente de trabalho da PlataformAbERTA da Universidade Aberta e adquiram competências fundamentais de comunicação online e competências sociais necessárias à construção de uma comunidade de aprendizagem virtual. Nesta microcredencial é adotado o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o qual se orienta pelos seguintes princípios: - Ensino centrado no estudante, o que significa que ele é ativo e responsável pela construção de conhecimento. - Ensino baseado na flexibilidade de acesso à aprendizagem (conteúdos e atividades), o que significa a ausência de imperativos temporais ou espaciais. Este princípio concretiza-se na primazia da comunicação assíncrona, o que permite a não-coincidência de espaço e não-coincidência de tempo, já que a comunicação e a interação se processam à medida que é conveniente para o estudante, possibilitando-lhe tempo para ler, processar a informação, refletir, dialogar e interagir. - Ensino baseado na interação diversificada quer entre estudante-docente quer entre estudante-estudante, quer ainda entre o estudante e os recursos. Este princípio concretiza-se em dispositivos de comunicação variados que o docente planeia e concebe de acordo com a sua estratégia pedagógica. - Ensino promotor de inclusão digital, entendida como a facilitação da utilização das 06 Tecnologias de Informação e da Comunicação, como também o desenvolvimento de competências para a análise e produção de informação digital. AVALIAÇÃO: Todos os módulos do curso são sujeitos a avaliação que integra: - Uma componente contínua ao longo do módulo (participação no fórum de discussão e eventual realização de e-atividades intermédias); - Uma componente final do módulo baseada na realização de uma e-atividade final que pode revestir qualquer forma (trabalho, teste, projeto, etc.). Assim, a avaliação final do módulo é atribuída pela média simples numa escala de 0 a 10 valores. A classificação final do curso traduz a média da avaliação obtida nos módulos, expressa na escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento está sujeita à obtenção de uma nota final igual ou superior a 9,5 valores. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Terça, 6 de Maio de 2025