Extensão Universitária e Cultural > Competências Digitais: Como desenvolver e avaliar CRÉDITOS / ECTS: 130h / 5 ECTS DURAÇÃO: 10 semanas COORDENADOR (A): Glória Bastos (UAb) INÍCIO: 2021-10-11 CANDIDATURAS DE: 2021-08-11 CANDIDATURAS ATÉ: 2021-10-07 CUSTO: 75€ As inscrições são realizadas diretamente na plataforma do curso e toda a informação complementar (nomeadamente formas de pagamento e inscrição), está disponível no site da Universidade de Jyväskylä: https://www.avoin.jyu.fi/en/courses-offered/digcompedu ENQUADRAMENTO: O módulo Facilitating and assessing learners’ digital competencies / Competências Digitais: Como desenvolver e avaliar (5 ECTS) foi criado pela Universidade Aberta (UAb) e é oferecido em inglês, num contexto de mobilidade virtual de estudantes, envolvendo na sua promoção mais quatro universidades além da UAb: University of Jyväskylä (Finlândia), FernUniversität in Hagen (Alemanha) e Anadolu University (Turquia). O módulo faz parte de um curso com a designação DIGITALLY COMPETENT EDUCATORS elaborado no âmbito do projeto europeu e-SLP (https://e-slp.eadtu.eu/) como um piloto que foi criado e avaliado para concretização das orientações saídas desse projeto sobre programas curtos de aprendizagem (Short Learning Programmes). Esse curso é composto por 3 módulos (sendo um deles o módulo da Universidade Aberta), criados para formação no âmbito do quadro de referência europeu relativo às competências digitais dos educadores (European Framework for the Digital Competence of Educators - DIgCompEdu). SINOPSE DO MÓDULO “Facilitating and assessing learners’ digital competencies / Competências Digitais: Como desenvolver e avaliar” O módulo é baseado nas áreas de competência 4 e 6 do DigCompEdu. Neste sentido, foca-se no fortalecimento de competências e conhecimentos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na educação, em especial nas áreas da avaliação digital e literacia da informação e dos media. Para mais informações consulte: https://www.avoin.jyu.fi/en/courses-offered/digcompedu OBJETIVOS: O trabalho desenvolvido no módulo pretende levar os participantes a considerar como as tecnologias digitais podem: • melhorar as estratégias de avaliação existentes, nomeadamente criando abordagens de avaliação inovadoras • ajudar a incorporar atividades de aprendizagem dinâmicas, que promovam o desenvolvimento de novas competências digitais dos alunos exigidas em diversas situações de aprendizagem. CONTEÚDOS: TEMA 1 - Autoapresentação e escolha de uma ferramenta de portefólio eletrónico (1 semana – 15h) • Apresentação dos estudantes • Seleção de uma ferramenta para o e-portefólio • Indicação dos objetivos pessoais para o curso. TEMA 2 – Estratégias de avaliação (1 semana – 20h) Objetivo: Os formandos vão projetar e implementar atividades de aprendizagem que geram dados para vários formatos de avaliação digital. • Analisar os principais conceitos de avaliação, como avaliação formativa, sumativa e sustentável. • Explorar diferentes cenários de avaliação digital • Projetar uma estratégia digital para avaliação TEMA 3 – Analisando evidências (1 semana – 20h) pt Objetivo: Os formandos vão analisar e interpretar evidências sobre a atividade e o progresso dos alunos e permitir que estes identifiquem áreas de melhoria. • Explorar diferentes aplicativos e ferramentas para criar rubricas. • Analisar e interpretar as evidências da atividade e do progresso dos alunos. • Criar rubricas para analisar e interpretar dados resultantes do uso de tecnologias digitais. TEMA 4 - Feedback e planeamento (2 semanas – 35h) Objetivo: Os formandos podem usar tecnologias digitais de formas inovadoras e transferir conhecimento para novas situações. • Debater o conceito de feedback e diferentes modelos de feedback • Explorar diferentes ferramentas digitais de feedback para os seus contextos de trabalho. • Criar feedback pessoal com base nos dados gerados por ferramentas digitais TEMA 5 – Literacia da informação e dos media (1 semana – 20h) Objetivo: Os formandos vão criar cenários de aprendizagem para ajudar os alunos a criar e atualizar estratégias de busca pessoal e avaliar a credibilidade e confiabilidade das fontes de dados, conteúdo informativo e digital. • Analisar conceitos e modelos de Literacia da Informação (LI) e Literacia Media (LM) • Explorar estratégias de aprendizagem para desenvolvimento de LI e LM • Criar rubricas para contextos de aprendizagem de LI e LM TEMA 6 - Comunicação digital, colaboração e criação de conteúdo (1 semana – 20h) Objetivo: Os formandos vão criar situações de aprendizagem que permitam criar conteúdos, compartilhar, comunicar e colaborar em ambientes digitais com segurança e responsabilidade considerando direitos autorais, acessibilidade e proteção da privacidade pessoal. • Explorar e debater a importância do uso responsável de ambientes digitais. • Propor cenários de aprendizagem para desenvolver as competências digitais dos alunos na criação de conteúdos e para comunicação TEMA 7 – O meu e-portfólio (1 semana – 20h) Objetivo: Os formandos analisam o uso de tecnologias digitais de maneiras inovadoras. • Completar o e-portefólio • Refletir sobre seu percurso de aprendizagem COMPETÊNCIAS: Após a conclusão do curso, os participantes deverão ser capazes de: • melhorar as estratégias de avaliação existentes e criar abordagens de avaliação inovadoras; • projetar e implementar atividades de aprendizagem que geram dados para vários formatos de avaliação digital; • analisar e interpretar evidências sobre a atividade e o progresso dos alunos; • conceber cenários de aprendizagem para que os alunos saibam criar e atualizar estratégias de pesquisa pessoal; • apoiar os alunos a avaliar a credibilidade e confiabilidade das fontes de dados, informações e conteúdo digital • usar tecnologias digitais de formas inovadoras e transferir conhecimento para novas situações AVALIAÇÃO: A avaliação no módulo Facilitating and assessing learners’ digital competencies tem caráter individual e segue o princípio de avaliação contínua. Essa avaliação é baseada na participação dos fóruns (20%) e na elaboração de um e-portefólio ao longo do módulo que inclui as várias atividades e artefactos propostos (80%). O módulo destina-se a grandes audiências e por isso segue um modelo de avaliação baseado na interação entre os participantes, na avaliação automática e na avaliação por pares. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 11 de Junho de 2021