Microcredenciais > Competências Transversais – Métodos de Estudo e Promoção do Sucesso CRÉDITOS / ECTS: 1 ECTS DURAÇÃO: 26 horas COORDENADOR (A): Maria de Fátima Goulão FORMADOR (A): Melanie Magalhães INÍCIO: 2025-11-25 FIM: 2025-12-16 CANDIDATURAS DE: 2025-09-29 CANDIDATURAS ATÉ: 2025-11-03 CUSTO: 0€ (curso gratuito) GUIA DE CURSO ENQUADRAMENTO: Por técnicas de estudo entende-se a utilização de métodos eficazes para assimilar e consolidar conhecimento. Isto é, estratégias de estudo são métodos e abordagens estruturadas que ajudam os estudantes a adquirir, organizar e reter informações de maneira eficaz. Essas estratégias são ferramentas indispensáveis no processo de aprendizagem, pois permitem que os estudantes maximizem o seu tempo e o seu esforço, promovendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos. DESTINATÁRIOS: O presente Curso destina-se a estudantes que frequentam a Universidade Aberta, com prioridade para os de primeira matrícula. CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: : 1 - Limite de Vagas: 50 2 - Ordem de chegada (a seriação terá em conta a data/hora de candidatura). 3 - Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação. OBJETIVOS: Geral: • Capacitar os estudantes a desenvolverem estratégias eficazes de estudo e aprendizagem, promovendo autonomia, organização e técnicas que otimizem a retenção e aplicação do conhecimento no ensino superior. Específicos: • Identificar diferentes estratégias de estudo; • Distinguir os diferentes usos de um conjunto de estratégias de estudo; • Refletir, criticamente, sobre o progresso e ajustar estratégias. CONTEÚDOS: Semana 1: Módulo 1 - Fundamentos da Aprendizagem Eficiente Semana 2: Módulo 2 - Métodos e Técnicas de Estudo Semana 3: Módulo 3 - Aplicação Prática e Sustentabilidade da Aprendizagem BIBLIOGRAFIA: Caliatto, S. & Almeida,L. (2020). Aprendizagem e rendimento académico no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15(4), 1855-1876 DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.12670 Leal, F. (2023). Estratégias de estudo e de aprendizagem de estudantes de Ensino superior. Ensaio: Avaliação políticas públicas educacionais, 31(119). 1-23 Martins, R. & Santos, A. (2018). Estratégias de aprendizagem e autoeficácia académica em universitários ingressantes: estudo correlacional. Psicologia Escolar e Educacional, 23, 1-7. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019016346 Oliveira,K Boruchovich,E. & Santos, A. (2009). Estratégias de Aprendizagem e desempenho académico: Evidências de Validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa 25(4), 531-536 Troncon, L. (2014). Ambiente Educacional. Medicina 47(3), 264-271 Monteiro,S.,Vasconcelos,R. & Almeida, L. (2005). Rendimento académico: Influência do método de estudo. Actas do VIII Congresso Galaico Português de PsicoPedagogia. Braga: Universidade do Minho, 14 - 16 Setembro 2005 COMPETÊNCIAS: As competências a serem adquiridas devem abranger habilidades práticas e teóricas que permitam aos estudantes conhecer e selecionar as estratégias mais adequadas para o seu objetivo. Assim, • Identificar diferentes estratégias de estudo e as suas finalidades; • Reconhecer quais estratégias que são mais adequadas para diferentes tipos de conteúdo; • Adaptar as estratégias ao contexto pessoal de aprendizagem; • Autoavaliar o impacto das estratégias aplicadas. METODOLOGIA: Microcredencial realiza-se em regime de e-learning. Na Internet a Microcredencial é suportada pela plataforma em utilização na UAb e adaptada ao seu Modelo Pedagógico Virtual. As e-atividades decorrem em modo assíncrono. Quer isto dizer que o estudante aprende à hora e no dia que pretende, sem existir a figura do docente presente em sala de aula. Haverá um tutor que estará disponível apenas para esclarecimento de dúvidas. Os temas são disponibilizados após conclusão do tema anterior. AVALIAÇÃO: A avaliação é de 0 a 20 valores. Sendo a avaliação da e-atividade da primeira semana de 40% e a avaliação do trabalho final de 60%. CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA (Clique aqui!) ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Segunda, 29 de Setembro de 2025