Estudos Integrados e Complementares > COMPREENSÃO DO JOGO DE FUTEBOL CRÉDITOS / ECTS: 1 DURAÇÃO: 26 horas COORDENAÇÃO : Rui Oliveira, Fernando Sousa INÍCIO: 2017-10-16 CANDIDATURAS DE: 2017-07-07 CANDIDATURAS ATÉ: 2017-10-01 CUSTO: 45 € CANDIDATURA: FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ENQUADRAMENTO: Sendo o desporto com maior visibilidade a nível mundial, o futebol é o desporto com mais adeptos em Portugal e que desperta mais paixões, fazendo parte da nossa cultura. Verifica-se também a existência de um número crescente de pessoas interessadas em desenvolver os seus conhecimentos relativamente a esta modalidade desportiva e, nesse sentido, este curso foi desenhado para permitir ao adepto comum desenvolver as suas capacidades de entender e analisar o jogo. O curso transmitirá as bases de entendimento e compreensão do jogo, desde as suas regras aos conceitos e momentos do próprio jogo, de modo a que os formandos possuam um conjunto de conhecimentos mínimos que lhes possibilite abordar a análise de jogo. DESTINATÁRIOS: Público em geral OBJETIVOS: • Transmitir e explicar as leis de jogo; • Introduzir diferentes sistemas táticos e a sua evolução; • Explicar as missões táticas dos jogadores de modo a que se consigam analisar o seu trabalho nas diferentes vertentes de jogo; • Efetuar uma introdução aos métodos e princípios dos diferentes momentos de jogo; • Conduzir um trabalho de análise de um jogo de futebol e elaboração do respetivo relatório CONTEÚDOS: • Compreensão do Jogo de Futebol; • Introdução ao Jogo de Futebol; • As Leis de Jogo; • Evolução dos sistemas táticos; • Base da racionalização das missões táticas dos jogadores; • Os métodos de jogo ofensivo; • Os métodos de jogo defensivo; • Os princípios de jogo ofensivo; • Os princípios de jogo defensivo; • Trabalho prático; • Elaboração e apresentação Relatório; • Avaliações finais BIBLIOGRAFIA: 1. CASTELO, Jorge; et al.. – Metodologia do Treino Desportivo. Edições FMH, 1996; 2. CASTELO, Jorge. - Guia Práctico de Exercícios de Treino. Edição Visão e contextos, 2003; 3. CASTELO, Jorge; MATOS, Luís. – Concepção e Organização de 1100 Exercícios de Treino – Futebol. Lisboa: Visão e Conceitos, 2006; 4. QUEIROZ, Carlos. – Para Uma Teoria do Ensino / Treino do Futebol. Revista Ludens, Vol. 8, Nº 1, Edições CDI/ISEF, 1983, p. 25- 44. COMPETÊNCIAS: • Entender os mecanismos de funcionamento do jogo de futebol; • Saber elaborar uma matriz para análise de jogo; • Saber identificar padrões de movimentação coletiva; • Saber elaborar um relatório de análise METODOLOGIA: A presente ação é lecionada em regime de ensino e aprendizagem a distância através da modalidade online, em ambiente de classe virtual, com recurso à plataforma de e-learning em uso na Universidade Aberta. O termo “classe virtual” aplica-se a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre docente-formando, formando-docente e formando-formando, criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências, onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas colocados, a realizarem aprendizagens significativas. O curso tem como quadro geral de referência, em termos de metodologia de ensino, o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. AVALIAÇÃO: Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). A classificação final resultará da avaliação que for obtida nestas tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO Sexta, 7 de Julho de 2017